Notícia no detalhe
Coppam protocola denúncia contra demolição de prédio histórico
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam) e secretário de Cultura de Campos, Orávio de Campos Soares, protocolou nesta segunda-feira (07) denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) contra a contra a demolição do prédio 220 da Rua 13 de Maio, onde funcionou o Clube do Chacrinha. A empresa demoliu o prédio, localizado na esquina das Ruas Saldanha Marinho e Treze de Maio, no Centro, sem a autorização da Secretaria de Obras e Urbanismo.
No documento, enviado ao Promotor Marcelo Lessa Bastos, o presidente lamentou a perda do patrimônio arquitetônico, construído em 1870 para servir de moradia para o grande comerciante Matias José de Freitas Arantes e hoje é de propriedade de seus herdeiros, a maioria remanescente da Família do sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito.
Orávio de Campos explicou que, também, que a Secretaria de Meio Ambiente tomou as providências cabíveis para preservar as antigas árvores frutíferas do antigo pomar do casarão. Ele salientou que o assunto vem se desenrolando desde o ano passado, quando a família entrou com pedido para demolir o prédio e não conseguiu. “Agora, vamos aguardar os acontecimentos. O prédio foi derrubado de forma arbitrária”, observou o secretário de Cultura, acrescentando que há seis meses o Coppam havia recebido um pedido para demolição da estrutura, mas não permitiu.
Também nesta segunda-feira (07), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente notificaram a empresa para que não derrube as árvores. O mesmo fizeram fiscais da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, que estiveram no local e notificaram que o prédio não poderia ter sido demolido.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/02/2026 16:54:52 Guarda com diversas atividades no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
- 27/02/2026 16:54:42 Turismo em reunião importante no Rio de Janeiro para discutir parcerias
- 27/02/2026 16:54:33 Hoje a Tarde é Nossa: Baile animou idosos no Clube da Terceira Idade
- 27/02/2026 16:34:39 Defesa Civil segue em monitoramento das mudanças climáticas
- 27/02/2026 16:19:16 Teatro Municipal Trianon com programação variada no mês de março
Guarda com diversas atividades no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
2702 16h54Turismo em reunião importante no Rio de Janeiro para discutir parcerias
2702 16h54Hoje a Tarde é Nossa: Baile animou idosos no Clube da Terceira Idade
2702 16h34Defesa Civil segue em monitoramento das mudanças climáticas
2702 16h19Teatro Municipal Trianon com programação variada no mês de março
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
4Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça





















