Notícia no detalhe
Reunião para definir novas ações de combate à dengue
Nesta terça-feira (8), o secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, volta a reunir representantes de diversas secretarias municipais para tratar das ações de combate à dengue neste verão. A reunião acontece no gabinete do secretário, às 11h. Foram convidados gestores das secretarias de Obras e Urbanismo, Serviços Públicos, Educação, Coordenadoria de Posturas, além de diretores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Centro de Referência da Dengue (CRD), entre outros programas com atuação em Vigilância em Saúde e Ambiental.
Dando continuidade às ações de governo para controle do Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde já definiu a data e o local do primeiro grande mutirão de combate à dengue em 2013: “Será em Farol de São Tomé, no próximo dia 18. Vamos aproveitar o Verão da Família, com quase todos os imóveis da praia campista ocupados, para convocar moradores e veranistas a participarem da campanha “Dengue Mata”, que o município vem desenvolvendo desde 2011 com sucesso, reduzindo os índices de infestação predial do mosquito transmissor e de casos da doença e, consequentemente, evitando epidemias que ocorreram em diversos municípios do Estado”, explicou Venâncio.
O secretário diz que a participação dos outros órgãos municipais, assim como da população, é indispensável para a medida ser eficaz, já que se trata de uma ação de governo, em que cada participante desenvolve suas atribuições. As secretarias de Serviços Públicos e Obras vão disponibilizar homens e máquinas, para a limpeza de terrenos baldios, retirada de entulhos, recolhimento de lixo. A Educação auxilia na orientação quanto às formas de prevenção da doença e de erradicação dos criadouros do mosquito transmissor nas casas. Mais de 500 agentes de endemia do CCZ vão fazer as vistorias nos imóveis.
“Temos, ainda, as equipes da Saúde capacitadas para atendimento a pacientes com sintomas da dengue e encaminhamento para o CRD, para um diagnóstico precoce da doença. Temos a Sala de Situação da Dengue, a primeira do Estado, de onde são disparadas ações de bloqueio nos bairros com números mais altos de caso da doença. Esperamos, mais uma vez, contar com a população e novamente evitar uma epidemia, especialmente com a circulação do sorotipo 4 da dengue, que deverá atingir principalmente as crianças. Daí, lembrar que combater a dengue é um ato de amor de cada cidadão para com os seus familiares e vizinhos”, concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional