Notícia no detalhe
Crianças da FMIJ recebem Caminhão da Leitura da Petrobras
No intuito de despertar o desejo da leitura e arte nas crianças, a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) recebeu nesta segunda-feira (17) o Projeto Caminhão de Leitura da Petrobras. Mais de 100 crianças que participam dos projetos da fundação visitaram o caminhão, que traz os mais variados temas de autores consagrados na literatura brasileira.
Esta é uma maneira que nós descobrimos de despertar o gosto pela leitura nas crianças, já que dificilmente elas têm acesso aos livros em casa. Todos os livros disponíveis no caminhão são de leitura fácil. Cada professor se dirige com a turma para o caminhão, onde os alunos lêem e depois retratam sua leitura em forma de arte, provocando também nas crianças o gosto pela arte através da expressão corporal ou através da escultura e pintura ― relata o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Mário Lopes.
A Gerente de Leitura do caminhão e professora de Teatro Maria de Jesus Martins, explica que a partir da leitura, acontece o despertar para a arte nas crianças, o que faz com que talentos sejam descobertos. “Os alunos passam a ter mais consciência sobre a importância da leitura. Acontece muitas vezes das crianças iniciarem nos projetos de teatro depois de lerem os livros no caminhão. Desta maneira, elas são estimuladas à descoberta de outras artes”.
Um exemplo deste despertar para a consciência crítica é o aluno do Projeto Desafio da fundação, Leonardo Machado Tavares, de 12 anos. Leonardo diz que, só no caminhão, leu mais de cinco livros, o que considera importante para todas as crianças, já que ajuda no aperfeiçoamento de outras atividades, como a escrita e a arte. “Nunca vi um caminhão cheio de livros desse jeito, por isso, vim até aqui para ler e já li um monte de livros. Acredito que seja importante a leitura porque nos ajuda a descobrir atividades e aperfeiçoar outras”, explica.
Outra aluna do Projeto Desafio, Míriam Santana dos Santos, de 11 anos, também, participou da roda de leitura no caminhão e expressa sua admiração pela presença do caminhão, através do gosto pela leitura. “Gosto do caminhão aqui porque gosto de ler”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
- 19/05/2025 07:54:17 Reunião dá boas-vindas aos candidatos selecionados para o Louva Campos
Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
1905 07h54Reunião dá boas-vindas aos candidatos selecionados para o Louva Campos
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa