Notícia no detalhe
Projeto conscientizará maior segurança entre menores
Mantendo a mesma eficiência com que desenvolveu todo o trabalho junto às unidades de ensino de Campos ao longo do ano – conseguiu em 2012 realizar 8.527 visitas em 142 colégios do município – o Grupamento Ronda Escolar, pertencente à Guarda Civil Municipal, estará presente durante o Verão da Família 2013 em Farol de São Tomé, cujas atividades da corporação formada por 12 homens, se iniciam já neste próximo fim de semana, dia 29 de dezembro. Na oportunidade, até o final da temporada, desenvolverá o projeto denominado “Família Consciente é Criança Segura”. Além de um estande montado próximo ao palco oficial, na orla marítima, o GRE estará distribuindo folderes informativos no Portal e junto à praia.
Pela primeira vez aglutinando esforços numa parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o Grupamento Ronda Escolar manterá a ênfase à prestação de serviços entre crianças e jovens, direcionando ainda sua preocupação com a conscientização das famílias veranistas, quanto à necessidade de se manter alguns cuidados essenciais para a segurança desses menores, especialmente no que tange à realização de grandes eventos onde as aglomerações dão espaço a desaparecimentos ou afastamentos momentâneos da família. Com a distribuição de 40 mil folderes que estão sendo confeccionados pela prefeitura, o grupamento pretende tornar-se elo importante no sucesso da temporada de veraneio em Farol.
O grupamento, segundo informou o coordenador Eneci Paulo, sempre busca seu aprimoramento técnico, principalmente quando tem que lidar com a sociedade como um todo, desenvolvendo melhores maneiras de analisar suas atuações e fortalecendo as condutas que permitam maior e melhor prevenção não somente – como fazem regularmente durante todo o ano junto aos estabelecimentos de ensino – nas escolas mas também na vida em geral e não poderia deixar de estar engajado nesse projeto da Prefeitura de Campos na praia do Farol de São Tomé:
- Vamos estar naquele balneário campista, prestando informações e orientações às famílias. Lá, as crianças de até 12 anos poderão, por exemplo, disporem de pulseiras que permitirão ter acesso aos shows, dispondo de toda a identificação necessária. Na oportunidade, faremos um cadastro no nosso setor e dessa forma, poderemos auxiliar em casos de acolhimento de crianças até que seus responsáveis ou pais possam ser encontrados - afirmou Eneci.
Ano 2012 – Criado em maio de 2009, o Grupamento Ronda Escolar vem se destacando com o trabalho preventivo nas escolas das redes públicas municipal e estadual, fazendo interação com a classe estudantil por meio do patrulhamento diário, oferecendo palestras educativas abordando diversos assuntos e destacando períodos especiais a partir de programações lúdicas. Segundo dados levantados, este ano aconteceram 293 abordagens em estabelecimentos de ensino, por solicitação de urgência, bem como a apresentação de palestras colocando em discussão temas como gravidez precoce, bullying, drogas e outros e ainda realizou 116 atendimentos em 76 unidades escolares.
- No mês de setembro passado, por exemplo, desenvolvemos a campanha “Mês de Conscientização da Criança no Trânsito” onde instruímos os alunos sobre o comportamento deles de forma segura no trânsito urbano, auxiliando na formação de um cidadão socialmente correto e consciente. Foram apresentadas 31 atividades lúdicas nas escolas da rede municipal, num envolvimento estimado de 3.654 alunos”, disse o coordenador do Ronda Escolar - Eneci Paulo.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
- 01/05/2026 08:07:47 Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
- 01/05/2026 08:00:58 Prefeitura deposita saldo de maio do Cartão Goitacá nesta sexta-feira
Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
0105 08h07Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
0105 08h00Prefeitura deposita saldo de maio do Cartão Goitacá nesta sexta-feira
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















