Notícia no detalhe
Descentralização de entrega de medicamentos a partir do dia 2
A dona de casa Mônica de Carvalho, 34 anos, mora em Canal das Flechas e na quinta-feira (20) aguardava atendimento na Farmácia Municipal para pegar o remédio Gadernal para o filho Ítalo, de 4 anos. Ela recebeu com alegria a notícia de que, em 2013, a Secretaria Municipal de Saúde vai descentralizar a entrega de medicamentos básicos e setorizar regionalmente a dispensação de remédios controlados.
- A medida é excelente. Onde moro são poucos os horários de ônibus e chego a perder um dia inteiro para pegar o remédio controlado para meu filho na secretaria. Além disso, sempre tem muita gente para ser atendida na farmácia. A partir de janeiro, vou poder escolher um local mais próximo de casa, como a UBS de Tócos ou de Baixa, ou Hospital São José. Vai adiantar a vida de muita gente - falou Mônica.
- A partir do dia 2 de janeiro, remédios básicos passarão a ser entregues exclusivamente nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os controlados serão dispensados, além de na Farmácia Municipal, em outras 28 unidades da rede, em pontos estratégicos do município. Remédios cujo fornecimento é definido por processos administrativos e judiciais continuam sendo entregues apenas na Farmácia Municipal, que funciona na sede da secretaria - explicou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
De acordo com o secretário, “adiantar a vida” dos usuários da Saúde é justamente o objetivo da descentralização. “A medida objetiva evitar transtornos para os usuários. Temos farmácias em todas as UBSs, mas verificamos que grande parte dos usuários prefere retirar os remédios na Farmácia Municipal, muitas vezes, atrasando o atendimento a pessoas que fazem uso de medicamentos de controle especial ou de processos administrativos, que são aqueles não disponibilizados pelo SUS”, afirma o secretário.
Com a distribuição dos remédios básicos nas 73 UBSs, o secretário de Saúde pretende reduzir o tempo de espera pelo atendimento e humanizar, cada vez mais, o acolhimento à população. “Com cerca de 3 mil atendimentos diários na Farmácia Municipal, vinha ocorrendo um comprometimento da qualidade do serviço. A descentralização constitui um grande avanço para a assistência farmacêutica aos nossos usuários”, destacou Geraldo Venâncio.
Medicamentos controlados - A coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Bruna Araújo, frisa que descentralização, que começa no próximo dia 2, também abrangerá medicamentos de controle especial. “São remédios que dependem da análise de farmacêuticos para a dispensação e, por isso, o serviço era prestado apenas na Farmácia Municipal. Pensando em também facilitar o acesso das pessoas que fazem uso desses remédios, setorizamos a dispensação e o serviço será prestado na Farmácia Municipal e em outras 28 unidades da rede municipal de saúde, entre UBSs, hospitais e alguns programas”, contou a coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Bruna Araújo.
De acordo com a coordenadora, de 2009 até novembro passado, foram distribuídos 15.283.138.251 medicamentos de todos os tipos. Com 339 itens na Relação Municipal de Medicamentos (Remune), a Prefeitura de Campos investiu, em quatro anos, R$99.660.780,71. Atualmente, 39% da população que procura a Farmácia Municipal faz uso de remédios controlados e outras 16 mil pessoas abriram processos administrativos para a obtenção de medicamentos que, pelo alto preço, elas não têm acesso. É o caso do medicamento Zoladex, utilizado para o controle de câncer prostático, remédio que custa cerca de R$772.
Veja aqui a relação das unidades da rede municipal de saúde que passarão a fazer a entrega dos medicamentos controlados:
1 UBS ALAIR FERREIRA (Jardim Carioca)
2 CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS (UBS DR. HENRIQUE OLIVEIRA)
3 CENTRO DIA DO IDOSO
4 HOSPITAL DE TRAVESSÃO
5 UBS CONSELHEIRO JOSINO
6 HOSPITAL DE MORRO DO COCO
7 HOSPITAL DE SANTO EDUARDO
8 UBS IPS
9 UBS JOCKEY CLUB
10 UBS PENHA
11 HOSPITAL SÃO JOSE
12 UBS DE TÓCOS
13 UBS BAIXA GRANDE
14 UBS FAROL
15 UBS SATURNINO BRAGA
16 CRTCA I
17 TERCEIRA IDADE CENTRO
18 UBS JAMIL ABIDO
19 UBS LAGOA DE CIMA
20 UBS SAPUCAIA
21 CAPS ARI VIANA
22 CAPS DR. JOÃO BATISTA (GUARUS)
23 HOSPITAL ABRIGO JOÃO VIANA
24 HOSPITAL HENRIQUE ROXO
25 CRTCA II
26 PROGRAMA RENAIS
27 PROGRAMA DST/AIDS
28 UBS SANTA CRUZ
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 11:45:26 Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
- 18/07/2025 10:26:45 Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
1807 10h26Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
1807 09h47“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda