Notícia no detalhe
Acessibilidade pelos quatro cantos do município
A política de acessibilidade no município é prioridade em todas as intervenções que vem sendo realizadas ao longo dos quatro anos de governo. Todos os programas, entre eles, o Morar Feliz, Meu Bairro é Show, Bairro Legal, além de obras nas principais ruas e avenidas, áreas de lazer, reformas, construção de creches e escolas modelo, revitalização do Centro Histórico, são alguns dos exemplos da introdução da Lei Federal nº 10.098, que promove a acessibilidade para as pessoas que possuem mobilidade reduzida.
O coordenador de Infraestrutura da secretaria de Obra e Urbanismo, César Romero, diz que o município cumpre a lei federal de acessibilidade, mas também a promove como realização de políticas direcionadas ao maior conforto de pessoas portadoras de necessidades especiais. “O município cumpre uma lei, mas acima de tudo, promove a melhoria da qualidade de vida para a população e estes vem recebendo bem as intervenções realizadas no governo”, pontua.
A Lei Federal de acessibilidade estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção ao acesso das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida aos diferentes locais, mediante a extinção de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos. Nos 14 Conjuntos Habitacionais do Programa Morar Feliz, foram mais de 450 ruas abertas com rampas de acessibilidade, além de 10% das casas dos conjuntos serem adaptadas aos portadores de necessidades especiais, com acessórios e medidas específicas.
Além disso, nos programas Meu Bairro é Show, 1198 ruas foram recuperadas e todas receberam rampas, e em algumas delas houve construção de calçadas com intertravados (tijolinhos), que possibilitam a identificação das extremidades, auxiliando as pessoas de baixa ou nenhuma visão que caminham pelo local. Os 11 bairros atendidos pelo Programa Bairro Legal, também receberam tratamento com rampas e intertravados, inclusive, as 50 praças construídas e reformadas em todo o município.
Na educação, é essencial que todas as entradas facilitem a vida destes que precisam ser inclusos em todos os âmbitos da sociedade e que também recebem atenção especial do município, através da acessibilidade nas escolas e creches modelo construídas. São 29 novas unidades escolares modelo, oito são com verbas do governo federal e 21 com os recursos dos royalties do petróleo. Ao todo, são 11 unidades modelos já entregues à população, sendo quatro escolas e sete creches. Todas portam de acessibilidade, alcançando assim, todos os munícipes que dependem de métodos facilitadores para a locomoção facilitada.
Segundo dados da Empresa Municipal de Transportes (Emut), atualmente circulam pelas ruas de Campos, 60 ônibus com acessibilidade, de diversas empresas e divididos nas mais diversas linhas existentes. Com a realização da licitação para a criação de novas linhas, todos os ônibus deverão ser adaptados para receber os portadores de necessidades especiais, como vai determinar o edital, que deverá ser publicado nos próximos dias. Estes dados tornam a cidade de Campos um município ainda mais democrático, levando a todos os munícipes, sem restrição, os meios para locomoção a que tem direito.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município