Notícia no detalhe
Natal 2012: consumidor com atenção redobrada
O período que antecede ao Natal por todo o mundo é bem característico pelas ruas: muito movimento de pessoas, lojas cheias, vendas acima do normal e, por conseguinte a isso, sempre existem as reclamações e dores de cabeça dos consumidores que acabaram, na pressa, realizando uma compra não satisfatória. Por conta desses transtornos nesta época considerada a melhor entre os comerciantes de todos os ramos, o Procon/ Campos, ligado à prefeitura, através da secretaria municipal de Defesa do Consumidor, mantém-se atento. Além de promover pesquisas de produtos que compõem a cesta natalina junto aos estabelecimentos de maior porte da cidade, providencia a atuação dos fiscais entre as lojas fixadas, tanto no comércio da área central quanto as que estão nos shoppings. Na oportunidade, dão orientações para os compradores e cuidam para que o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor seja respeitado.
A secretária executiva do órgão que está integrado, ainda, ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Ministério da Justiça), Rosângela Tavares, salienta alguns pontos que são importantes na hora de se adquirir alguns produtos, como roupas, eletrodomésticos e eletrônicos e, ainda, artigos adquiridos pelo cartão de crédito. Rosângela destaca que um dos grandes erros que as pessoas cometem é com referência ao uso do 13º salário, quando fazem parcelamentos no cartão, esquecendo-se que o benefício só é pago uma vez, em dezembro “ Nos demais meses, não existe esse adicional e ainda precisam pagar impostos como IPTU, IPVA e matrículas escolares, dentre outros. Não se pode comprometer mais que 1/3 do 13º salário com as compras de Natal, Ano Novo”, disse.
Outros pontos são relevantes no período que antecede ao Natal: verificar preços cobrados a vista e parcelado, fazendo pesquisas em vários estabelecimentos. Por vezes, segundo a secretária executiva do Procon/Campos, as pessoas tendem a ver o preço a vista numa loja, vai à outra, constata que existe variação no preço posto em parcelas. Em alguns casos, o valor parcelado de uma loja pode ficar bem acima do que está sendo cobrado em parcelas na outra e então, a melhor opção é mesmo avaliar e se possível, adquirir o produto a vista. No caso dos eletrodomésticos da linha branca como fogão e geladeira, a busca deve ser direcionada aos que estão com a análise feita, constatando que o consumo de energia está em “A”, ou seja, com menor consumo. Quando se comprar roupas, saber se a loja costuma fazer trocas futuras, dentro do prazo de sete dias e se possível, registrar isso na nota fiscal ou num cartão da loja. Ainda neste caso, o Procon orienta que deva se pedir que seja respeitado o prazo de devolução até o fim de dezembro, já que os presentes serão abertos dias depois da compra,perfazendo os sete dias legais da troca.
- Os consumidores devem efetuar suas compras com tranquilidade, adquirindo produtos de qualidade, exigindo nota fiscal e sempre conferir vendas a prazo e a vista, pesquisar. Temos também a questão dos brinquedos que possuem dois itens importantes quando da compra: o selo do Inmetro e a faixa etária a qual o brinquedo é destinado. Dessa forma, as pessoas que compraram aquele brinquedo terão a certeza de que não estarão levando para casa produto perigoso à integridade física da criança com peças pequenas, fáceis de ingestão, por exemplo, confirmou Rosângela Tavares.
Internet – O consumidor deve estar atento ao fazer uma compra pela internet, especialmente durante o período de Natal, devido ao volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega, que se tornam maiores.Conferir se é um site seguro, com chave de segurança deixando de lado os que tenham domínio fora do país, sem o ponto com ponto br. (.com.br). Garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, o arrependimento tem o tempo de sete dias a contar da data da contratação, para acontecer. No caso de sites de compras coletivas – aqueles em que são apresentadas ofertas de produtos e serviços com valores mais baixos que no mercado e cujas compras só se validam após a aquisição de cupons por um determinado número de pessoas – o consumidor deve observar os prazos dados para utilização ou entrega do produto ou do serviço adquirido.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















