Notícia no detalhe
Dia da Luta Anti-manicomial nesta terça no Jardim São Benedito
Nesta terça-feira (18), é Dia da Luta Anti-manicomial e a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para os usuários do Programa de Saúde Mental do município. Das 8h às 12h, eles estarão no Jardim São Benedito, no Centro da cidade, participando de diversas atividades recreativas. A programação inclui, ainda, um passeio pela cidade com a Jardineira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o coordenador do Programa, José Carlos de Araújo Gomes, o objetivo da ação é integrar os usuários à sociedade e mostrar que eles não causam riscos à população. “Todas as unidades do programa vão passar a manhã no Jardim São Benedito. Será um grande movimento”, afirmou o médico, lembrando que, diariamente, cerca de 100 pessoas comparecem aos quatro Centros de Atendimento Psico-social (Caps) do município para receberem atendimento especializado.
As unidades funcionam das 7h às 18h. A Secretaria de Saúde realiza, atualmente, cerca de dois mil atendimentos por mês em saúde mental, divididos entre os Caps e o Pronto Socorro Psiquiátrico 24h. Adultos e crianças com distúrbios mentais ou dependência química e alcoólica são atendidos por equipes multidisciplinares com médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, profissionais de educação-física e artesãos que realizam trabalhos em grupo para reabilitação.
Atendimento nos Caps - No Caps Dr. João Batista, o atendimento é feito a pessoas com distúrbios neuróticos ou psicóticos graves, de ambos os sexos, acima de 18 anos. No local, cerca de 300 pessoas são atendidas por mês. Cerca de 450 pacientes com dependência de álcool e drogas são atendidos, mensalmente, no Caps Dr. Ari Viana, entre homens e mulheres de qualquer idade. Já o Caps Dr. João Castelo Branco realiza trabalhos com pacientes de transtornos mentais graves menores de 18 anos, atendendo a uma média de 200 pessoas por mês, enquanto no Caps III Romeu Casarsa, o atendimento é 24h com emergência e acompanhamento diário, para maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves.
No Pronto Socorro Psiquiátrico 24h são atendidos dependentes químicos, depressivos e doentes mentais. A emergência soma 600 atendimentos por mês. Além dos Caps, a cidade conta com os serviços em saúde mental através de convênios com o Sanatório de Doenças Nervosas Dr. Henrique Roxo e o Abrigo Dr. João Viana.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/05/2026 09:21:15 Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
- 26/05/2026 09:03:39 O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
- 26/05/2026 08:46:37 Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
- 26/05/2026 08:12:14 Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
- 26/05/2026 08:04:12 Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
2605 09h03O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
2605 08h46Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
2605 08h12Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
2605 08h04Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















