Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental resgata gambás e ouriço-cacheiro
Nova ação do Grupamento Ambiental, órgão ligado à Guarda Civil Municipal, terminou em duas apreensões de animais que se encontravam fora de seu habitat normal, nesta segunda-feira (10). Um ouriço-cacheiro foi resgatado próximo à Concessionária de Automóveis Fiat, na Estrada do Contorno, trecho urbano da BR 101. Em seguida, o Grupamento recolheu 9 gambás em uma residência no Parque Rosário.
Os animais foram levados para o atendimento especializado no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), onde foram encaminhados para avaliação da equipe do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Animais Selvagens (NEPAS). Tanto os gambás quanto os ouriços são espécies com hábitos noturnos, por isso foram soltos à noite pelos profissionais do Nepas e devolvidos à natureza.
Espécie - O ouriço-cacheiro, cujo nome científico é coendou prehensilis, é um pequeno animal mamífero, de hábitos noturnos, frugívoro, arborícola e solitário. É encontrado em florestas tropicais do México até a América do Sul
Tem de 18 a 20 cm de comprimento e pesa 1 quilo, no máximo. Seu corpo é coberto por espinhos curtos e pontiagudos, de cor esbranquiçada ou amarela. Tem o olfato e audição bastante aguçados.
Os atropelamentos na estrada constituem também um importante fator de mortalidade desta espécie. O que foi encontrado vagando pela rodovia federal em Campos estava próximo à rede elétrica e corria, portanto, perigo de ser eletrocutado ou atropelado pelos carros.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
- 01/05/2026 08:07:47 Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
0105 08h07Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















