Notícia no detalhe
Uenf: Oscar Niemeyer deixa marca em Campos
O conjunto arquitetônico que integra o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), incluindo o Hospital Veterinário e o Centro de Convenções, foi a marca deixada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em Campos. O arquiteto faleceu nesta quarta-feira (05), aos 104 anos. O rascunho original de Niemeyer para o projeto da Uenf contou com a distribuição dos prédios que, vistos do alto, formam um cocar, uma homenagem aos índios Goitacá, primeiros habitantes da região.
O prédio do Centro de Convenções da Uenf, com um formato de apito, que também remete à tribo, foi desenvolvido pelo arquiteto através de contrato feito pela prefeita Rosinha Garotinho, em sua gestão como governadora do Estado do Rio de Janeiro.
A prefeita Rosinha Garotinho lamentou a perda e cita que a obra de Niemeyer se tornou universal ao integrar a beleza e simplicidade. “A sua morte deixa uma lacuna irreparável, e desejamos que Deus possa confortar a família neste momento de dor. Niemeyer deixa uma obra que é atemporal e, por isso, eterna, com projetos importantes desenvolvidos em todo o Brasil, como o Centro de Convenções da Uenf, em Campos, e em outros países, com genialidade e simplicidade”, declarou Rosinha.
O arquiteto, que completaria 105 anos no próximo dia 15, morreu às 21h55 da quarta-feira, em decorrência de infecção respiratória, no Hospital Samaritano, onde foi internado há pouco mais de um mês. O corpo de Niemeyer será velado no Palácio do Planalto, projetado pelo próprio arquiteto e sede do governo federal e retorna à noite para o Rio onde será velado no Palácio da Cidade até esta sexta-feira (07). Em seguida, será enterrado no Cemitério São João Batista.
Implantação – A lei de criação da Uenf foi sancionada pelo então governador Moreira Franco em 1990. Em 2001, através da Lei complementar n.° 99, sancionada pelo governador Anthony Garotinho, a Universidade conquista sua autonomia administrativa e incorpora na prática o nome do seu fundador Darcy Ribeiro que, em 1991, recebeu do então governador Leonel Brizola a missão de coordenar a implantação da universidade.
Centro de Convenções - O Centro de Convenções possui três níveis. No primeiro, estão os anfiteatros, camarins, foyer, cinema, alimentação, depósito, espaço para exposições, administração e sanitários, num total de 3.600 metros quadrados. No segundo nível do prédio, há um palco externo (a concha acústica) e uma praça, também totalizando 3.600 metros quadrados. E no terceiro nível estão localizadas as áreas técnicas e a platéia, com 1.060 metros quadrados.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















