Notícia no detalhe
Defesa Civil vistoria obras realizadas em Três Vendas
Nesta quinta-feira (06), o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, e o subsecretário, major Édison Pessanha, vão acompanhar, a partir das 9h, uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinda do Rio para vistoriar pontos na localidade de Três Vendas, zona rural de Campos, que foram submetidos a obras emergenciais de recuperação e reconstrução de diques. Os mesmos foram rompidos com as chuvas do final do ano passado e início de 2012 e provocaram alagamentos nos municípios de Campos e Cardoso Moreira, além da interrupção no tráfego da BR-356 (Campos-Itaperuna). A vistoria das obras, concluídas há cerca de um mês, terá ainda a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
— A Defesa Civil protocolou um documento alertando ao Inea de que não haviam sido realizadas todas as intervenções e, por isso, o órgão resolveu encaminhar técnicos do Rio para que possam verificar o trabalho que foi feito junto com o Dnit. As intervenções foram concluídas, mas o que pudemos constatar é que só houve reparo dos pontos rompidos durante a enchente. Mas e o reforço dos locais que estão fragilizados? Não houve e isso é preocupante, principalmente, com a proximidade do verão e do período de chuvas – salientou Pessanha.
Em agosto, preocupados com a segurança da comunidade de Três Vendas e para evitar que uma nova cheia do Rio Muriaé, que corta a localidade, atinja a população, desabrigando, a exemplo deste ano, mais de mil famílias, o secretário e o subsecretário municipal de Defesa Civil estiveram na localidade para vistoriar as obras e constataram a instalação de três galerias celulares pelo DNIT na BR-356 sem, no entanto, ser construída uma comporta. Além disso, à época, foi verificado que não havia sido executado o reforço do muro de proteção entre a rodovia federal e o Rio Muriaé.
A Defesa Civil Municipal solicitou, então, oficialmente, a intervenção do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF) nas obras que estavam sendo realizadas pelo INEA. O órgão estadual e o DNIT, órgão responsável pela recuperação da BR-356 (Campos-Itaperuna), também foram procurados, na ocasião, pela Defesa Civil para apresentar esclarecimentos quanto às ações executadas na localidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles