Notícia no detalhe
Programa atende crianças com leite e acompanhamento especializado
“Campos é o único município do Estado a contar com um programa, que além de distribuir as fórmulas especiais, faz o acompanhamento dos assistidos por uma equipe médica especializada, formada por pediatras, gastropediatras, alergistas e nutricionistas, entre outros”. Assim o secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, apresenta o Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar da Coordenação Municipal de Nutrição da secretaria municipal de Saúde, que na última quinta-feira (29), realizou a entrega semanal de leites especiais.
—Apenas Macaé tem um programa para distribuição dessas fórmulas, para um total de 35 crianças, mas sem o acompanhamento especializado. Nos demais municípios, os pais só conseguem os leites especiais através de mandado judicial — destacou Geraldo.
Na última quinta-feira (29), foram disponibilizadas às crianças assistidas fórmulas como Pregomim, Isomil e Neocate, que atualmente atendem a 200 crianças, entre elas a pequena Giovana, de 7 meses, filha de Daniel Cavalcanti, 33 anos, e Jaqueline Moreira Livino, 34.
— Somos agradecidos à Prefeitura, porque, quando Giovana nasceu, o leite custava R$ 600 e eu não teria como alimentar a minha própria filha. Ela ficou internada na UTI e só podia se alimentar do leite, de 3 em 3 horas. Falaram do programa da Secretaria de Saúde e, ainda no hospital, ela foi cadastrada e começou a receber o leite. Se eu dependesse de mandado judicial para comprar o Neocate, como seria? Ganho um salário mínimo e, se não fosse esse programa da Secretaria de Saúde, minha filha passaria fome — contou emocionado o pai de Giovana, Daniel, que é comerciário no Mercado Municipal.
No dia seguinte, Giovana ainda passou por consulta. — Aqui ela tem todo o acompanhamento de que precisa. Nunca fiquei sem o leite para ela. As pessoas comentam sobre a falta do produto e isso é preocupante, mas seria muito mais preocupante se não tivéssemos o fornecimento pela Secretaria de Saúde. Meu marido busca o leite toda semana e volta feliz para casa, dizendo que receber a fórmula, que é a única alimentação da nossa filha, é como ganhar na loteria — contou Jaqueline.
Mariângela Pessanha da Silva, 25 anos, também retirou as latas de Isomil, fórmula à base de soja, para a filha Roberta, de 3 meses, que tem intolerância à lactose. A menina, internada por conta de uma pneumonia, passará por consulta com alergista e gastropediatra, na Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (5).
— Ela foi incluída agora no serviço e a primeira vez que venho buscar o leite. Acho muito importante esse programa, porque é difícil para pessoas, como eu, terem condições de gastar mais de R$ 100 por semana para comprar duas latas da fórmula especial — destacou a mãe da pequena Roberta.
Outra família beneficiada pelo serviço é a da de Rackel Pinto Singolo, 24 anos, mãe de João Victor, de dois anos.
— Esse programa para mim é fundamental. Meu filho sempre foi acompanhado e chegou a usar outros leites especiais, como o Pregomim, mas somente o Neocate resolveu o problema dele. Financeiramente eu não teria como comprar o leite e, apenas uma vez, quando o leite ficou sem ser entregue por duas semanas, eu recorri à Justiça para garantir o recebimento. Não tive outros problemas e fico mais calma pela Prefeitura manter o programa funcionando”, contou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional