Notícia no detalhe
Livro lançado na Bienal conta a história da ferrovia na região
A história do transporte ferroviário, que já teve tempos de glória na região, é o tema principal do livro “A Ferrovia Agricola de Quissaman e suas Conexões Regionais”, que foi lançado na noite deste domingo (02), dia do encerramento da 7ª Bienal do Livro, que recebe um grande público nas dependências do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O livro é fruto do trabalho de pesquisa do fotógrafo e pesquisador, Leonardo de Vasconcelos, e do antigo superintendente da Rede Ferroviária Federal em Campos, Nylson Macedo, que vivenciou os últimos anos de glória da malha viária, que transportou por muitos anos parte do progresso da região Norte-Fluminense.
- O trabalho de muitos anos no setor fez com que muitas histórias, oriundas de pesquisas e, até mesmo, a vivência do dia-a-dia à frente da antiga Rede Ferroviária Federal em Campos, garantiram o subsídio necessário para inclusão no livro – afirmou Nylson Macedo, um dos autores.
O nome do livro é uma referência ao nome da antiga ferrovia que funcionava em Quissamã, o que justifica a grafia antiga, quando a palavra agrícola ainda não tinha acento e o nome da cidade era escrito com a letra “n” no final. "Cada trecho da antiga malha ferroviária, que envolveu o Norte e o Noroeste do Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e Espírito Santo, teve a sua história retratada nas páginas do livro, que passa a ser uma referência do assunto.
O trabalho tem o patrocínio da Prefeitura de Quissamã e a publicação da Editora Cia. das Letras. No lançamento do livro, um grande publicou prestigiou a noite de autógrafos no Espaço Jorge Amado, na Bienal de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2026 19:58:20 Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
- 29/04/2026 19:53:36 FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
- 29/04/2026 19:49:47 Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
- 29/04/2026 19:46:11 Vem pro Samba do Trabalhador! 1º de Maio é dia de festa no Farol
- 29/04/2026 19:43:11 Quatro projetos da Seduct aprovados para o XII Congresso Nacional de Educação
Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
2904 19h53FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
2904 19h49Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
2904 19h46Vem pro Samba do Trabalhador! 1º de Maio é dia de festa no Farol
2904 19h43Quatro projetos da Seduct aprovados para o XII Congresso Nacional de Educação
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
5Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
6Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda




















