Notícia no detalhe
Homenagens na Bienal para Luiz Gonzaga com Forró Didoido
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, responsável pela elaboração da programação oficial da 7ª Bienal do Livro de Campos, tratou de incluir várias atrações para prestar homenagens a ícones da literatura e de outras manifestações da arte no Brasil. Entre os homenageados estão Jorge Amado, Alberto Lamego, Luiz Gonzaga e Osório Peixoto, que estão tendo suas obras, sejam literárias ou musicais, relembradas.
Um dos homenageados é o sertanejo pernambucano, Luiz Gonzaga, que com seu acordeão eternizou o baião e o xote, ritmos da cultura popular brasileira que contagia a nação brasileira e partes do mundo, com seu ritmo dançante, que mexe com a imaginação e faz movimentar, principalmente, pernas e quadris. Nesta quarta-feira (28), o grupo baiano Forró Didoido lotou o Espaço Jovem com o espetáculo dançante e cultural Canto e Conto Luiz Gonzaga, uma das atrações em homenagem ao rei do Baião.
Durante quase duas horas, o grupo, formado por Geraldinho da Acordeon, sósia do Luiz Ganzaga quando mais jovem; Hudson Charles, na Zabumba; Jocivaldo Bastos, no baixo; e Gualter Torres no vocal e triângulo, animou o público. Gualter intermediou canto e canto de fatos pertinentes à história do ícone do baião, relembrando fatos marcantes que eram relatados pelo próprio Luiz Gonzaga. Além de deixar a música nordestina como maior legado, também deixou registros marcantes do povo nordestino e sua importância na cultura do Brasil, seja através da música, dos costumes, de outras manifestações culturais, da culinária e também da religião.
Adolescentes, seus pais, jovens e adultos de todas idades se divertiram enquanto nos intervalos eram abastecidos de cultura através dos relatos contados por Gualter Torres. “Queremos agradecer a Prefeitura de Campos por nos proporcionar momentos como estes que transpiram cultura, com um público interativo que é carinhoso com a gente neste 13 anos que estamos em Campos, e cada vez mais amamos esta cidade, que nos surpreende com iniciativas como essa que nos alegram porque valoriza a cultura brasileira”, declarou Gualter, em entrevista, após o espetáculo que embalou o público de várias idades com o ritmo de clássicos do sertanejo como Asa Branca, Xote das Meninas, A vida do Viajante, Quinem Jiló, dentre outras que foram sucesso na voz de Luiz Gonzaga, que são cantadas por várias gerações.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda