Notícia no detalhe
Médica fala dos riscos da bulimia e anorexia no mundo da moda
A moda foi tema de debate no Espaço Jovem da 7ª Bienal do Livro de Campos, na tarde desta quinta-feira, 29. Moda Fatal: bulimia, anorexia e outras doenças foi debatido pela endocrinologista Ana Paula Galvão e a modelo Nayara Lima com a mediação do produtor de moda e colunista Carlos Frederico Silva.
A endocrinologista Ana Paula Galvão fez uma abordagem importante sobre os riscos a que as mulheres são submetidas pela moda, pela mídia e, muitas vezes, pela própria família. “As agências de moda exigem modelos muito magras e, muitas vezes, essas mulheres perdem o controle disso. O transtorno alimentar deve ser tratado pelo endocrinologista e pelo psiquiatra”, alerta a doutora.
A modelo Nayara Lima, que admitiu já ter sofrido de bulimia, falou sobre a importância do diagnóstico rápido e do acompanhamento psicológico. “Eu sofria uma pressão muito grande da minha mãe e sempre vi uma exigência forte do mercado, então achava normal a busca por esse corpo. Tive depressão e foi difícil sair, mas ser Miss me ajudou muito porque o tipo de beleza do concurso é diferente”, disse.
A anorexia em adolescentes também foi abordada como uma grande preocupação. Segundo Ana Paula, os adolescentes estão em fase de desenvolvimento e o transtorno interfere no crescimento e na fertilidade. Alguns dados relevantes foram colocados pela médica. Dez por cento dos pacientes com anorexia, infelizmente, evoluem para o óbito. Inibidores de apetite, laxantes, diuréticos e até cocaína são usados pelas pessoas que sofrem de Bulimia como saída para os exageros cometidos.
O bate-papo sobre os transtornos recebeu a participação do público e terminou com um alerta das participantes. Para a endocrinologista Ana Paula Galvão, estar numa Bienal falando sobre esse assunto é de suma importância, porque essas doenças não são frescura de mulher. O tratamento não é fácil e a conscientização tem um papel fundamental para o diagnóstico e também para evitar que essa moda se propague. A modelo Nayara Lima agradeceu o convite e deixou um recado para quem quer ser modelo. “ Mais importante que a beleza é a saúde. Então, pode sim sonhar com a carreira de modelo, mas nada de dietas malucas. Procurem uma alimentação saudável, controlada e exercícios físicos”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















