Notícia no detalhe
Crianças participam de Oficina de Kiriê na 7ª Bienal
Muitas crianças participaram da Oficina de Kiriê, que aconteceu na tarde desta terça-feira (27) na 7ª Bienal do Livro, no espaço da Leituras na Caverna. A atividade contou com a participação da escritora, ilustradora e professor de artes, Nireuda Longobardi. A técnica milenar de ilustração chinesa, Kiriê, foi levada ao Japão pelos monges budistas e chegou ao Brasil através da migração japonesa. “A técnica de recortar o papel é uma arte feita basicamente de papel, estilete e tesoura”, informou Nireuda.
A oficina contou 100 alunos, entre eles, da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, de Tócos; Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) e crianças da Associação Lar Fabiano de Cristo, de Guarus.
Nireuda Longobardi falou dos trabalhos feitos nesta tarde no espaço e da sua satisfação em ver a motivação dos baixinhos. “Foi passado para as crianças o que é a técnica do Kiriê, falei do meu livro ‘O rouxinol 1º imperador em cordel’ com adaptação do conto ‘O rouxinol de Hans Christian Andersen’ da editora Mundo Mirim, que é todo trabalhado na técnica. Participaram da oficina do teatro em sombras e, para finalizar, um episódio do filme ‘Princesas e o colar de diamantes de Michel Ocelot, foi passado. Estou muita satisfeita com toda a bienal. As crianças se sentem integradas com a leitura no espaço”, disse a escritora.
Os estudantes puderam desenvolver a técnica do Kiriê, preparando um palco de teatro de sombras, com caixa de papelão vazada, preparo do personagem "o pássaro rouxinol" e ainda puderam levar a técnica feita por eles para casa.
Segunda a professora de projeto da FMIJ, Karine Coutinho, a oficina foi bastante interessante. “ A 7ª Bienal do Livro de Campos está sendo feita de uma forma bastante interessante. Desta vez, conseguiram prender de diversas formas a atenção das crianças, além de estar perto dos autores. Elas também puderam participar das oficinas e ainda levar conteúdos para casa para passar para os seus familiares. Eles estão super entusiasmados”, disse a professora.
A estudante, Nayara da Silva Oliveira, comentou sobre a atividade feita no espaço. “Adorei a técnica. Em casa, vou passar para meus irmãos e poderemos fazer mais desenhos em casa até para enfeitar a casa para o natal. A bienal está super diferente. Eu adoro ler e, ainda, poder conhecer os escritores, está bem interessante”, afirmou Nayara.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18