Notícia no detalhe
Crianças participam de Oficina de Kiriê na 7ª Bienal
Muitas crianças participaram da Oficina de Kiriê, que aconteceu na tarde desta terça-feira (27) na 7ª Bienal do Livro, no espaço da Leituras na Caverna. A atividade contou com a participação da escritora, ilustradora e professor de artes, Nireuda Longobardi. A técnica milenar de ilustração chinesa, Kiriê, foi levada ao Japão pelos monges budistas e chegou ao Brasil através da migração japonesa. “A técnica de recortar o papel é uma arte feita basicamente de papel, estilete e tesoura”, informou Nireuda.
A oficina contou 100 alunos, entre eles, da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, de Tócos; Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) e crianças da Associação Lar Fabiano de Cristo, de Guarus.
Nireuda Longobardi falou dos trabalhos feitos nesta tarde no espaço e da sua satisfação em ver a motivação dos baixinhos. “Foi passado para as crianças o que é a técnica do Kiriê, falei do meu livro ‘O rouxinol 1º imperador em cordel’ com adaptação do conto ‘O rouxinol de Hans Christian Andersen’ da editora Mundo Mirim, que é todo trabalhado na técnica. Participaram da oficina do teatro em sombras e, para finalizar, um episódio do filme ‘Princesas e o colar de diamantes de Michel Ocelot, foi passado. Estou muita satisfeita com toda a bienal. As crianças se sentem integradas com a leitura no espaço”, disse a escritora.
Os estudantes puderam desenvolver a técnica do Kiriê, preparando um palco de teatro de sombras, com caixa de papelão vazada, preparo do personagem "o pássaro rouxinol" e ainda puderam levar a técnica feita por eles para casa.
Segunda a professora de projeto da FMIJ, Karine Coutinho, a oficina foi bastante interessante. “ A 7ª Bienal do Livro de Campos está sendo feita de uma forma bastante interessante. Desta vez, conseguiram prender de diversas formas a atenção das crianças, além de estar perto dos autores. Elas também puderam participar das oficinas e ainda levar conteúdos para casa para passar para os seus familiares. Eles estão super entusiasmados”, disse a professora.
A estudante, Nayara da Silva Oliveira, comentou sobre a atividade feita no espaço. “Adorei a técnica. Em casa, vou passar para meus irmãos e poderemos fazer mais desenhos em casa até para enfeitar a casa para o natal. A bienal está super diferente. Eu adoro ler e, ainda, poder conhecer os escritores, está bem interessante”, afirmou Nayara.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda