Notícia no detalhe
Código Florestal é discutido na 7ª Bienal do Livro
Vindo da tribo indígena Munduruku e um dos primeiros índios com mestrado e doutorado no Brasil, Daniel Munduruku já tem 43 livros publicados e esteve nesta terça-feira (27), no Espaço Jovem, na 7ª Bienal do Livro de Campos, falando sobre Código Florestal. Durante a palestra, o autor disse que estava ali como vítima de uma das propostas de lei que destruirá o meio ambiente. Na plateia, também, estavam alunos da rede municipal de Campos. Daniel também estará presente no Espaço na Caverna, às 15h30, falando sobre seus livros.
- Para a maioria de nós, a natureza é só uma paisagem, mas na realidade, este pensamento vem detonando nosso meio através de códigos feitos pelos políticos onde o intuito é só diminuir esta paisagem. É como se pintassem o quadro de branco e no lugar do verde, colocassem gado, soja e cana-de-açúcar. Dois ou três grupos de pessoas fazem isto sem o consentimento da população e ainda exportam toda a soja e carne que produzimos e compramos a outros países com preços altos. No fim, ficamos sem gado, sem soja e sem florestas - destaca Daniel.
Daniel pontua, ainda, que fazemos parte de um corpo e como este devemos proteger o que faz parte de nós. “Somos todos um corpo, os serem humanos, animais e natureza . As pessoas ainda tem o hábito de fazer esta distinção, não sabendo que parte deste corpo está sofrendo. O que afeta meu povo, lá na Amazônia, também afeta em igualdade a vocês aqui. Não podemos fechar os olhos. Devemos ver que nossos representantes em Brasília devem expor nossos interesses, pois um dia, quando abrirmos nossos olhos pode ser tarde demais, pois o futuro desgaste extremo, pode ser daqui a pouco - ressalta.
Autor – Daniel Muduruku é graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É Doutor em Educação pela USP e Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Daniel recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18