Notícia no detalhe
Campos no ato “Veta, Dilma” em defesa dos royalties
A prefeita Rosinha Garotinho, que também é vice-presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), participou do ato “Veta, Dima” em defesa dos royalties do petróleo no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas, prefeitos, deputados estaduais e federais, representantes da sociedade civil e artistas se mobilizaram em caminhada da Candelária a Cinelândia para que a presidente Dilma Rousseff vete o projeto de lei que propõe uma nova regra de distribuição dos royalties. Atualmente, os royalties são distribuídos para municípios e estados produtores. Com a nova proposta, a compensação financeira paga pelas empresas que exploram o petróleo passaria a ser dividida para os todos os municípios e estados da federação. Ao fim do ato, foi lido um manifesto sobre a defesa dos royalties de petróleo, sem o pronunciamento de autoridades e políticos.
Ao chegar a Cinelândia, o evento foi aberto pela sambista Alcione que cantou o Hino Nacional. Além dela, outros artistas estiveram presente, como a atriz Fernanda Montenegro que acompanhou a caminhada. Cantores e grupos musicais encerraram o ato. A prefeita sustentou o discurso feito durante um encontro no Palácio da Guanabara, no Rio, na última quinta-feira (22), que reuniu políticos e empresários de todo o estado.
- Estamos aqui porque fomos os primeiros a alertar para risco da perda dos royalties, em 2009, e hoje fazemos mais um apelo. Não vai ser quebrando os municípios produtores que será resolvido o problema dos municípios brasileiros. Como autoridade máxima, a presidente Dilma tem que fazer cumprir o pacto federativo. Ela tem que garantir a credibilidade internacional do país junto aos investidores, não pode rasgar contratos – diz a prefeita.
A prefeita Rosinha foi acompanhada pelo deputado federal, Anthony Garotinho; pelo vice-prefeito, Doutor Chicão, e pela deputada estadual, Clarissa Garotinho. “A presidente Dilma tem condições políticas para vetar a lei. Fizemos um acordo na Câmara, mudamos o texto de Zaratini, e incluímos as verbas para a educação como a presidente pediu. Ela tem condições jurídicas porque o projeto está errado, tem um total de 101% para redistribuir, tem um erro matemático. Ela desejou o tempo todo que fosse feita uma lei correta. E tem a questão constitucional. Ela só não veta se não quiser. E tem o pacto federativo, que ela tem que resguardar. Esperamos que a presidente ouça a voz do Rio”, declara o parlamentar.
- Acredito que a presidente vá cumprir a promessa e vetar, pois é inconstitucional”, observou a deputada Clarissa Garotinho.
Manifestantes do Espírito Santo se deslocaram até o Rio e participaram do evento.Mais de 60 ônibus saíram de Campos em direção ao Rio nesta segunda-feira. Campos é o município da região que enviou a maior caravana para a capital fluminense nesta segunda-feira para a manifestação.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda