Notícia no detalhe
Jairo Bouer: Drogas, é possível sair
Muitos temas de diferentes áreas estão sendo abordados durante a 7ª Bienal do Livro de Campos. O “Espaço Jovem” recebeu na manhã desta segunda-feira (26) o médico psiquiatra, que trabalha com Comunicação e Saúde, Jairo Bouer, além da diretora da clínica de reabilitação S8, Elen Fontes, e do mediador também médico e diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles, falando sobre “Drogas, é possível sair?”.
Com dados expressivos em relação à utilização de drogas lícitas e ilícitas, o convidado, que participa de quadros no programa Fantástico, da Rede Globo, e no Canal Futura, explicou que é possível sim, sair das drogas, mas é preciso que as pessoas se atentem para o que acontece antes de entrar no vício.
- Quanto mais cedo o contato com drogas, tanto lícitas como ilícitas, maior é o problema das pessoas para sair do vício. Através de estudos feitos no Brasil, podemos afirmar que o contato de pessoas com a bebida alcoólica está entre 14 e 15 anos e 80% dos fumantes atuais tiveram contato com o tabaco antes dos 15 anos. Por isso, temos que nos atentar para este fato. Temos dados também sobre drogas ilícitas, como a maconha, que é a mais consumida entre os jovens. Muitas pessoas dizem que a droga é uma planta e que não faz mal, mas esquecem que outras drogas também lícitas têm sua origem em plantas e desenvolvem dependência. Há dados que dizem que, de cada três jovens reprovados na escola, pelo menos um, foi por causa do uso da maconha - destaca Jairo.
Já Elen, que coordena a clínica municipal de reabilitação de Pedra Lisa, em Campos, explica que o uso abusivo das drogas se torna real quando a droga é constante na vida da pessoa. “Quando a dependência química se estabelece na vida das pessoas, é possível que elas saiam, mas não sem sofrimento. Hoje nas clínicas podemos ver pessoas já ressocializadas, que estiveram com suas vidas descontroladas e que agora podem tomar seus rumos após o tratamento. Cerca de 30% destas pessoas que estão no vício são por uma droga lícita, que é o álcool, e por isso devemos ter cuidado para retardarmos ao máximo o contato dos jovens com todos os tipos de drogas. Lembrando que o uso de qualquer tipo antes dos 18 anos é transgressão da lei - destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18