Notícia no detalhe
Jairo Bouer: Drogas, é possível sair
Muitos temas de diferentes áreas estão sendo abordados durante a 7ª Bienal do Livro de Campos. O “Espaço Jovem” recebeu na manhã desta segunda-feira (26) o médico psiquiatra, que trabalha com Comunicação e Saúde, Jairo Bouer, além da diretora da clínica de reabilitação S8, Elen Fontes, e do mediador também médico e diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles, falando sobre “Drogas, é possível sair?”.
Com dados expressivos em relação à utilização de drogas lícitas e ilícitas, o convidado, que participa de quadros no programa Fantástico, da Rede Globo, e no Canal Futura, explicou que é possível sim, sair das drogas, mas é preciso que as pessoas se atentem para o que acontece antes de entrar no vício.
- Quanto mais cedo o contato com drogas, tanto lícitas como ilícitas, maior é o problema das pessoas para sair do vício. Através de estudos feitos no Brasil, podemos afirmar que o contato de pessoas com a bebida alcoólica está entre 14 e 15 anos e 80% dos fumantes atuais tiveram contato com o tabaco antes dos 15 anos. Por isso, temos que nos atentar para este fato. Temos dados também sobre drogas ilícitas, como a maconha, que é a mais consumida entre os jovens. Muitas pessoas dizem que a droga é uma planta e que não faz mal, mas esquecem que outras drogas também lícitas têm sua origem em plantas e desenvolvem dependência. Há dados que dizem que, de cada três jovens reprovados na escola, pelo menos um, foi por causa do uso da maconha - destaca Jairo.
Já Elen, que coordena a clínica municipal de reabilitação de Pedra Lisa, em Campos, explica que o uso abusivo das drogas se torna real quando a droga é constante na vida da pessoa. “Quando a dependência química se estabelece na vida das pessoas, é possível que elas saiam, mas não sem sofrimento. Hoje nas clínicas podemos ver pessoas já ressocializadas, que estiveram com suas vidas descontroladas e que agora podem tomar seus rumos após o tratamento. Cerca de 30% destas pessoas que estão no vício são por uma droga lícita, que é o álcool, e por isso devemos ter cuidado para retardarmos ao máximo o contato dos jovens com todos os tipos de drogas. Lembrando que o uso de qualquer tipo antes dos 18 anos é transgressão da lei - destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda