Notícia no detalhe
Adélio Lima, protagonista do filme de Luiz Gonzaga, na Bienal
“Um cara autêntico”, assim se define Adélio Lima, ator de 40 anos,
protagonista do filme “Gonzaga – De Pai Para Filho”, lançado em 2012; que
está em Campos, onde participa nesta sexta-feira (23), às 18 horas, ao
lado da cantora Elba Ramalho, do cantor Daniel Gonzaga e do compositor
Rildo Hora, da mesa de abertura em homenagem a Luiz Gonzaga, no Espaço Café Literário da 7ª
Bienal do Livro, que será realizada até o dia 02 de dezembro no Centro
de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Adélio conta que, conversando com algumas pessoas, um amigo dele chegou a dizer. “Foi Gonzaga que te escolheu”. E ele conclui. “Foi uma coisa divina. Só sendo um Gonzaga. Uma mão de Deus para eu ter conseguido este papel”. O ator conta que passou por dificuldades para chegar onde chegou. Ele que desde os 17 anos já faz teatro em Caruaru, município do estado de Pernambuco, onde nasceu e ainda mora.
O ator participou de vários grupos de teatro, como o “Experimental da Arte”, “Arte em Cena”, “Feira de Teatro Popular” e “Luzes em Cena”, entre outros. Em 2009, ele passou a interpretar o “Bico de Aço”, apelido que Gonzagão ganhou no Exército por ser o maior corneteiro da tropa. Criado por Adélio Lima, o espetáculo “Velho Lua”, era encenado no Museu do Forró Luiz Gonzaga, em Caruaru; e percorreu várias escolas da região.
A expectativa de Adélio Lima agora é que “Gonzaga – De Pai Para Filho” seja escolhido como um dos filmes brasileiros que vão concorrer ao Oscar 2014, já que em 2013 o filme que vai representar o país será “O Palhaço”,de Selton Mello. “O filme é uma coisa linda”, afirma o ator, mesmo ele mesmo se considerando “suspeito para falar”.
Adélio Lima conta que Luiz Gonzaga sempre foi uma inspiração para ele, que se considera espiritualista. “Já fazia o Gonzaga no palco e tive muito contato com a história dele. Curiosamente com o passar dos anos fui me parecendo mais com ele. Coloquei um pouco da voz, inspirado no personagem “Pantaleão”,de Chico Anísio; e em João Cláudio Moreno.
O ator conta que o diretor do filme, Breno Silveira (de “Dois Filhos de Francisco”) pediu que ele engordasse 17 quilos, dos quais já perdeu 15. “Tive de praticar levantamento de colher na boca. Comia e dormia”, brinca Adélio, que faz Luiz Gonzaga na fase mais velha, já com 71 anos. Nascido em 1912, Luiz Gonzaga morreu em 1989.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18