Notícia no detalhe
Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele neste sábado
A pouco mais de um mês para o início do verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a X Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele neste sábado (24). Das 9h às 15h, cerca de 3200 dermatologistas prestarão atendimento gratuito à população em uma média de 200 postos espalhados por 24 estados do País. Em Campos, dois postos de atendimento serão montados no Hospital Geral Dr. Beda e no Hospital Escola Álvaro Alvim.
Além de dar orientações sobre como se proteger do sol, os médicos irão examinar a pele para diagnosticar sinais precoces da doença. Caso seja detectada alguma lesão suspeita, o paciente receberá tratamento no próprio local de atendimento ou será encaminhado para o posto médico mais próximo.
A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pelos postos instalados em áreas públicas de quase duzentos municípios de norte a sul do país. Para facilitar e incentivar o acesso à campanha, a SBD disponibilizou um serviço de informações gratuito: o usuário liga para 0800 7212200, digita o CEP de sua localidade e lhe é indicado o posto de atendimento mais próximo.
- A preocupação da SBD se justifica: dentre os tumores existentes, o câncer de pele é o primeiro no ranking mundial, sendo a Austrália a primeira da lista. No Brasil o quadro se repete. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência (24,7%) e a previsão é que, até o final de 2012, mais de 130 mil novos casos sejam notificados. Nós sabemos a causa e quem poderá ter. A causa é a exposição excessiva ao sol, principalmente por quem tem a pele clara, olhos e cabelos claros, muitas pintas, história de câncer da pele na família, queimaduras anteriores pelo sol e sardas. Quanto mais destes fatores a pessoa tiver, mais susceptível ao envelhecimento ela será e maiores serão as chances de desenvolver a doença. Com isso podemos concluir que se houver proteção solar o câncer da pele não existirá - afirma a dermatologista Ana Pellegrini, coordenador regional da campanha e presidente da distrital norte-fluminense da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Se o mal não pode ser evitado, o alívio é que ele tem cura. Quando identificado no início, as chances são de 98%. Em contrapartida, 25% dos casos não detectados precocemente são fatais. Muitos deles poderiam ser prevenidos através de medidas simples de prevenção e curados, quando diagnosticados precocemente. A SBD alerta que os cuidados com a fotoproteção devem começar desde cedo, uma vez que os danos causados pelo sol no DNA das células ficam armazenados para sempre. “O efeito da radiação ultravioleta é cumulativo. Até os 20 anos, a pessoa recebe 80% do sol necessário para estragar a pele. As alterações da pele podem vir a se manifestar muitos anos depois, mesmo que ela comece a se proteger a partir daí. Daí a necessidade de ter cuidados desde cedo”,explicou Ana Pellegrini.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional