Notícia no detalhe
Microempreendedores recebem orientações da Vigilância Sanitária
A equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-Visa) realizou palestra sobre Contaminação Alimentar e Boas Práticas Higiênico Sanitária nesta terça-feira (25), direcionada aos microempreendedores encaminhados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). A palestra foi ministrada pelos educadores do IEC-Visa, Ana Paula Siqueira e Antônio Vangarges; e pela coordenadora do setor, Vívian Lanunce Fiúza.
Vívian explica que, durante o curso, foram abordados temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local de trabalho, a importância da dedetização e desratização (firma credenciada), para não haver circulação de possíveis vetores. Foram abordados, ainda, a importância da manutenção da higiene, não só da área de produção de alimentos, como também, a externa.
- Ressaltamos a importância de tais procedimentos para que não haja risco à saúde, tanto dos profissionais manipuladores dos alimentos, quanto dos consumidores.
A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e, depois, de usar o banheiro – informa a coordenadora.
A grande dificuldade da prevenção é o fato de os alimentos contaminados não apresentarem sinais da presença do microorganismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser absolutamente normais.
A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro. “A grande dificuldade da prevenção é o fato de os alimentos contaminados não apresentarem sinais da presença do microorganismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser absolutamente normais”, diz o diretor da Visa-Campos, Waldir Rodrigues Simões.
Além da palestra, a apresentação aconteceu através de vídeos, material demonstrativo, informativo e dinâmica de grupo. Houve participação ativa dos participantes, que interagiram positivamente, realizando perguntas e tirando dúvidas.
- Vale ressaltar que a adoção de medidas de higiene na alimentação não é de responsabilidade apenas daqueles que trabalham diretamente com o alimento, mas um trabalho em equipe que depende de todos, até mesmo daqueles que só vão ao refeitório para realizar suas refeições. É como todo trabalho em equipe: precisa de comprometimento e responsabilidade de todas as partes para que, no final, alcance a eficácia - , informa Antônio Vangarges.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional