Notícia no detalhe
Audiência Pública discute ordenamento da orla da praia do Farol
A Prefeitura de Campos realizou neste sábado (22) na Colônia de Férias do Clube da Terceira Idade da praia do Farol de São Tomé, a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro de Campos. A audiência pública teve a participação de representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada. Na oportunidade, foi discutido o ordenamento da orla da praia do Farol, que tem 28 quilômetros de extensão, especialmente, como ela será usada para eventos esportivos, culturais e para banho e pesca.
A representante da Secretaria do Patrimônio da União, órgão do governo federal atrelado ao Ministério do Planejamento, Maria Rosa Esteves, disse que Campos está avançando em termos de entendimento para a legitimação do Plano de Gerenciamento Costeiro do município ao adotar o Projeto Orla, o que mostra que o governo concorda que o espaço da praia do Farol deve ser gerido participativamente.
- Isso começou em 2010, com o Projeto Orla, do qual tenho orgulho de fazer parte. Essa é uma política pública de todas as esferas de governo que visa ordenar os espaços da orla. E a audiência pública é uma metodologia que dá forma ao processo participativo, onde todos têm vez e voz. Trata-se de uma tendência atual de ouvir todos os interessados na situação - afirmou Maria Rosa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Cabral, informou que a partir do que foi decidido na audiência será levado um anteprojeto de lei para a Câmara de Vereadores. “Nós entendemos que essa audiência pública é extremamente importante para discutir as demandas da população do Farol. Com essa audiência, o plano passa a existir. Estamos cumprindo a lei e atendendo aos interesses da comunidade”, falou Wilson Cabral.
Os trabalhos foram coordenados pela Consultora do Projeto Orla no município, a especialista em Direito Urbanista, Vânia Kirzher; e mediados pela coordenadora municipal do Projeto Orla, Izaura Arêas. Participaram da audiência representantes da Colônia Z19, Associação de Moradores do Xexé, Associação de Moradores do Rádio Velho, Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Bombeiros, Inea, Guarda Ambiental, Marinha , UFF, UENF e UFRJ.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 18:06:43 Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
- 07/05/2025 17:39:10 Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
- 07/05/2025 16:28:12 Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
0705 17h39Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
0705 16h28Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
0705 15h07Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento