Notícia no detalhe
Educação no Dia da Árvore: plantio e conscientização
Plantio de mudas de árvores frutíferas, apresentação da horta suspensa, palestras, declamação de poesias, apresentações musicais e doação de mudas de hortaliças e plantas medicinais marcaram as comemorações do Dia da Árvore, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária. O evento teve a participação dos 607 alunos da escola, do GII ao 1º ano do ensino fundamental.
As atividades fizeram parte do programa Viva o Meio Ambiente, desenvolvido na escola, pela Autopista Fluminense, em parceria com o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. O evento integrou alunos, professores e pais de alunos.
A importância do cultivo de plantas e árvores para a preservação do meio ambiente foi tema da palestra do comandante do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), Márcio Barbosa, e do guarda Lisboa, do Setor Educacional da GCM.
Os alunos aprenderam que além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente, uma vez que elas dão sombra e mantêm a umidade do ar. As plantas também ajudam a diminuir a poluição, proporcionando mais oxigênio para a população.
- As atividades realizadas hoje reforçam nossos ensinamentos sobre a questão ambiental, visando a maior conscientização sobre como transformar o espaço que temos para construir uma vida saudável, com a diminuição do aquecimento ambiental – ressalta a coordenadora do “Viva o Meio Ambiente” na escola, Josilma Gomes Moço.
A aluna Rebeca Ferreira de Souza, 8 anos, do 1º ano do ensino fundamental, destaca a importância da árvore. “A árvore ajuda a gente. Ela dá sombra para refrescar, flores e frutas para o nosso alimento. Tem uma árvore que deu nome ao nosso país: o pau-brasil”, conta a menina.
Além de aprender sobre como cultivar a horta suspensa, em garrafas pet, os pais também receberam legumes e verduras produzidos na horta da escola, que faz parte do projeto Hortas nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação. As crianças ajudam a cultivar e a cuidar da horta, dentro das atividades do programa Mais Educação, do governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 18:58:27 Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
- 08/10/2025 18:55:49 Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
- 08/10/2025 16:02:37 Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
- 08/10/2025 15:27:20 Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
- 08/10/2025 14:37:07 Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
0810 18h55Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
0810 16h02Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
0810 15h27Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
0810 14h37Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município