Notícia no detalhe
Abolição da escravatura celebrada no Pelourinho
A celebração em Campos dos 122 anos da abolição da escravatura, ontem (quinta-feira, 13), foi cantada no gingado e na alegria do samba, uma das mais vivas expressões da arte e cultura afro entre a miscigenada nação brasileira. O evento foi realizado no Calçadão, onde o grupo de Samba Fabinho Cardoso, posicionado de costas para o Pelourinho - local onde negros escravos eram castigados - celebrou a data com o público de todas as raças, numa roda de samba, promovida pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.
Integrantes do movimento negro se uniram aos dirigentes da Fundação Zumbi dos Palmares durante cerca de três horas, no ato marcado por música e discursos sobre a história do negro no Brasil, especialmente em Campos, região que no período imperial teve uma das maiores concentrações de negros escravos.
- Estamos aqui, de costas para o Pelourinho, cantando a Abolição da Escravatura. Nos posicionamos de costas para o passado, marcado por injustiças e indignidades, mas não podemos abrir mão da história e, por isso, celebramos a data da Lei Áurea, que foi o marco para o fim da escravidão no nosso país. Mas não temos que lamentar, temos que ir em frente e construir uma sociedade onde todas as pessoas, independentemente de raça ou condição social, tenham direitos iguais - disse Jorge Luiz.
Depoimentos - "Desde 1996 este é o primeiro ato de expressão cultural pela celebração da data que eu venho assistir. Sou carnavalesco atuante e há 14 anos eu não via uma programação oficial, dígna para celebrar a história e a cultura dos afrodescendentes". (Paulo Roberto Silva Sather - compositor).
"Iniciativas como esta dão oportunidades para o músico da terra ter seu espaço. Eventos como este, que celebra a abolição com um grupo que canta samba, enaltece o valor histórico do negro no Brasil e resgata a auto estima de parte da população que é afrodescendente e que ainda busca a igualdade de direitos". (Wallace Vicente - carnavalesco).
"Se repete em Campos, nesta data, o que o povo fez no 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, fim da escravatura no país. O povo se alegra hoje nesta praça, por causa do 13 de maio e, naquela época, a notícia correu de senzala em senzala e o povo saiu para comemorar a liberdade, numa grande alegria". (Nayt Junior - presidente do Movimento Negro Republicano).
"Acho muito boa esta iniciativa. A gente comemora a libertação dos negros escravos, reflete sobre o que nossos antepassados sofreram, mas sentimos orgulho, porque a luta deles não foi em vão. Programação assim, com músicos negros e premiação para aqueles que se destacam pelo que fazem pela cultura, só serve para reviver e valorizar nossa história". (Débora Aparecida Moura - estudante).
"Acho muito boa essa programação. Gosto de samba e, misturado com a história da minha raça, fica melhor ainda. Olha, se puder ser toda semana eu vou estar em todas. Mas se não puder ser toda semana, sugiro que as autoridades façam eventos assim pelo menos uma vez por mês aqui no Calçadão ou na Praça São Salvador". (Sirlene Lopes - autônoma)
Últimas Notícias adicionadas
- 17/12/2025 18:08:47 Prefeitura paga 13º salário dos servidores na próxima sexta-feira
- 17/12/2025 17:47:13 Vacina contra bronquiolite também no Vacina Drive a partir desta quinta
- 17/12/2025 17:06:24 Equipes da Defesa Civil seguem em alerta devido à previsão de chuvas
- 17/12/2025 10:19:42 Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
- 17/12/2025 09:54:47 Procon divulga pesquisa de preço de itens para Ceia de Natal
Prefeitura paga 13º salário dos servidores na próxima sexta-feira
1712 17h47Vacina contra bronquiolite também no Vacina Drive a partir desta quinta
1712 17h06Equipes da Defesa Civil seguem em alerta devido à previsão de chuvas
1712 10h19Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
1712 09h54Procon divulga pesquisa de preço de itens para Ceia de Natal
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez





















