Notícia no detalhe
Educação homenageia remanescente quilombola de 109 anos
A culminância do projeto Estórias Quilombolas, na Escola Municipal Fazenda Chalita, na região do Imbé, aconteceu nesta quinta-feira (20), com a comemoração dos 109 anos do morador mais antigo da localidade: Manoel Francisco Ramos. O evento contou com a participação da secretária de Educação, Joilza Rangel.
- Este trabalho, com a participação da família, realizado pela escola, é fundamental. O sucesso da escola é resultado deste trabalho conjunto de resgate das famílias. Este envolvimento é muito importante. Seu Manoel é a história viva desta localidade – ressalta a secretária.
O aniversariante recebeu o carinho dos filhos, netos, bisnetos, tataranetos, amigos, alunos, professores e direção da escola. Ele não usa óculos, conversa e caminha, com a ajuda dos filhos. Entre os alunos, duas bisnetas de seu Manoel. Uma delas é Sara Barreto Ramos, de 10 anos, do 5º ano do ensino fundamental.
Sara conta que adorou fazer o trabalho do projeto Estórias Quilombolas. “Foi muito bom, entrevistamos muitas pessoas. Aprendemos muito sobre história da nossa região”, destaca. Entre as descobertas feitas pelos alunos, está uma antiga casa próxima à escola, onde há muitos anos, existiam no porão, correntes, argolas e pelourinho, utilizados para torturar os escravos.
Seu Manoel Francisco tem oito filhos, 36 netos, 58 bisnetos, 14 tataranetos e a calma de um menino. Ele é o personagem vivo, que ilustra o projeto Estórias Quilombolas.
- A escola está de parabéns pela culminância do projeto, juntamente com os 109 de seu Manoel, e a história quilombola, transmitida através das entrevistas feitas pelos alunos com a comunidade, resgatando assim, a autoestima dos povos quilombolas e alcançando os objetivos do projeto – destaca a coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural da Smec, Jane Rangel.
Também participou do evento, o representante da Fundação Câmara de Dirigentes Lojistas, Nilson Miranda. A fundação foi parceira do evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda