Notícia no detalhe
Desenvolvimento sustentável na Gincana Científico-Tecnológica
Começou nesta quarta-feira (19), na Fundação Municipal dos Esportes (FME), a II Gincana Científico-Tecnológica promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smec), através da Coordenação de Ciências, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, 250 alunos de seis escolas, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e da VI a IX fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal participam da gincana.
A programação acontece até esta quinta-feira (20), no Automóvel Clube Fluminense, das 9h às 16h. O tema abordado é Desenvolvimento Sustentável. Nesta quarta-feira (19), as equipes se dividiram em dois grupos e transformaram a FME numa divertida oficina de ciências. Para a secretária de Educação, Joilza Abreu, esta é uma oportunidade dos alunos desenvolverem o interesse pela Ciência.
As coordenadoras de Ciências da Smec, Claudete Soares e Carla Salles, informaram que os alunos se dividiram em seis equipes: Empolga (Escola Professora Olga Linhares), Fênix (Escola Pequeno Jornaleiro), Protetores da Natureza (Escola Professor Olavo Alves Saldanha Filho), 29 Valente (Centro Educacional 29 de Maio), Iniciantes do Rotary (Escola Iniciação Agrícola) e “R” (Escola Vilmar Cava Barros).
- Hoje, foram duas tarefas: produção textual, onde os alunos desenvolveram textos sobre o tema, com forma de apresentação livre; e determinação de um problema local ou global, onde eles tiveram a oportunidade de identificar problemas e apresentar soluções para resolvê-los – disse Claudete.
O aluno do 7º ano, Alessandro Ribeiro Maciel, 12 anos, da Escola Professor Olavo Alves Saldanha Filho, disse que foi a primeira vez que participou da gincana. “Está sendo bastante interessante e divertido ao mesmo tempo. Minha equipe vai apresentar uma proposta para o reaproveitamento da água doméstica, com uma solução através de um filtro com gotejamento e reutilizar a água na plantação, economizando a água do nosso planeta. Esperamos que, com a ajuda de todos, vamos mudar isso”, declarou o aluno.
A diretora da escola, Renata Freitas Machado, destacou o comprometimento dos alunos. “O envolvimento deles é impressionante. Foram as próprias crianças que criaram tudo, confeccionaram as próprias camisas e fizeram várias pesquisas, com os professores supervisionando o trabalho de todos”, ressaltou.
A premiação será de uma viagem à escolha da equipe para o 1º lugar, um rodízio de pizza, para o 2º e uma sessão de cinema mais pipoca para o 3º colocado. De acordo com Carla Salles, todos os participantes ganharão medalhas. As equipes em destaques ganharão troféus.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional