Notícia no detalhe
Desenvolvimento sustentável na Gincana Científico-Tecnológica
Começou nesta quarta-feira (19), na Fundação Municipal dos Esportes (FME), a II Gincana Científico-Tecnológica promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smec), através da Coordenação de Ciências, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, 250 alunos de seis escolas, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e da VI a IX fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal participam da gincana.
A programação acontece até esta quinta-feira (20), no Automóvel Clube Fluminense, das 9h às 16h. O tema abordado é Desenvolvimento Sustentável. Nesta quarta-feira (19), as equipes se dividiram em dois grupos e transformaram a FME numa divertida oficina de ciências. Para a secretária de Educação, Joilza Abreu, esta é uma oportunidade dos alunos desenvolverem o interesse pela Ciência.
As coordenadoras de Ciências da Smec, Claudete Soares e Carla Salles, informaram que os alunos se dividiram em seis equipes: Empolga (Escola Professora Olga Linhares), Fênix (Escola Pequeno Jornaleiro), Protetores da Natureza (Escola Professor Olavo Alves Saldanha Filho), 29 Valente (Centro Educacional 29 de Maio), Iniciantes do Rotary (Escola Iniciação Agrícola) e “R” (Escola Vilmar Cava Barros).
- Hoje, foram duas tarefas: produção textual, onde os alunos desenvolveram textos sobre o tema, com forma de apresentação livre; e determinação de um problema local ou global, onde eles tiveram a oportunidade de identificar problemas e apresentar soluções para resolvê-los – disse Claudete.
O aluno do 7º ano, Alessandro Ribeiro Maciel, 12 anos, da Escola Professor Olavo Alves Saldanha Filho, disse que foi a primeira vez que participou da gincana. “Está sendo bastante interessante e divertido ao mesmo tempo. Minha equipe vai apresentar uma proposta para o reaproveitamento da água doméstica, com uma solução através de um filtro com gotejamento e reutilizar a água na plantação, economizando a água do nosso planeta. Esperamos que, com a ajuda de todos, vamos mudar isso”, declarou o aluno.
A diretora da escola, Renata Freitas Machado, destacou o comprometimento dos alunos. “O envolvimento deles é impressionante. Foram as próprias crianças que criaram tudo, confeccionaram as próprias camisas e fizeram várias pesquisas, com os professores supervisionando o trabalho de todos”, ressaltou.
A premiação será de uma viagem à escolha da equipe para o 1º lugar, um rodízio de pizza, para o 2º e uma sessão de cinema mais pipoca para o 3º colocado. De acordo com Carla Salles, todos os participantes ganharão medalhas. As equipes em destaques ganharão troféus.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
- 22/08/2025 11:04:48 Mutirão de Atualização do CadÚnico para famílias do CRAS da Chatuba
CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
2208 11h04Mutirão de Atualização do CadÚnico para famílias do CRAS da Chatuba
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia