Notícia no detalhe
“Estórias Quilombolas” homenageia morador de 109 anos
A Escola Municipal Fazenda Chalita, de Morangaba, na região do Imbé, vai realizar a culminância do projeto Estórias Quilombolas, nesta quinta-feira (20), às 8h30. Os alunos fizeram um trabalho de entrevista com os moradores da comunidade, que será apresentado com a comemoração dos 109 anos do morador mais antigo do local: Manoel Francisco Ramos.
O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural, da Secretaria Municipal de Educação (Smec). Durante o ano letivo de 2012, os professores e diretores de 14 escolas localizadas em comunidades remanescentes de quilombos vêm sendo capacitados para trabalhar com “Estórias Quilombolas”, da coleção Caminho das Pedras, volume III, indicado pelo Ministério da Educação (MEC).
- Os encontros, realizados bimestralmente, contaram inicialmente com técnicas de contação de histórias, com esclarecimentos e estudos sobre a Lei 10.639/03, situação atual das comunidades remanescentes de quilombos, além de estudos sobre valorização da cultura afrodescendente – informa a coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural, Jane Rangel.
Segundo Jane, os encontros têm como objetivos trabalhar as histórias do livro de forma interdisciplinar, contribuir para melhorar a autoestima dos alunos e moradores das comunidades remanescentes de quilombos no município de Campos e estimular a valorização cultural e o resgate das histórias quilombolas, preservadas pela tradição oral.
- Os encontros visam, também, fortalecer um programa educacional que contemple a valorização da história e da cultura afrodescendente e contribuir para a educação das relações raciais, conforme prevê a Lei de Diretrizes de Bases (LDB), alterada pela Lei 10.639/03 - ressalta a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda