Notícia no detalhe
Secretaria firma parceria para 10 novos cursos
A secretaria de Trabalho e Renda assinou, nesta terça-feira (18), uma parceria para a disponibilidade de 85 vagas com 100% de desconto e outras 1800 vagas com 30% de desconto, para dez cursos para especialização de vigilantes. Parcerias como essa vêm sendo firmadas desde 2009 e fazem parte da política de qualificação profissional da Prefeitura, com base nas novas demandas do mercado de trabalho na região, geradas, principalmente, pelos novos empreendimentos do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado e do Superporto do Açu.
Dessa vez, a parceria foi selada com a Academia de Formação de Vigilantes (Aforvig). Estiveram presentes na ocasião, o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascouto; o diretor do departamento de emprego, Thiago Rodrigues; a diretora do departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Lucimary Souza Chagas (os dois últimos da secretaria de Trabalho e Renda); e o Diretor Geral da Aforvig, Aluízio das Graças de Souza.
As inscrições para os cursos já estão abertas e os interessados devem se direcionar à secretaria de Trabalho e Renda, na Rua Marechal Floriano, 255, portando os documentos de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Os dez cursos são para Formação de Vigilante Patrimonial, Extensão em Transporte de Valores, Extensão em Escolta Armada, Segurança Pessoal Privada, Reciclagem Patrimonial, Reciclagem em Transporte de Valores, Reciclagem em Escola Armada, Reciclagem em Segurança Pessoal Privada, Treinamento para Porteiros e Vigias e Supervisão Operacional.
O secretário José Alberto Nogueira explica que as vagas serão preenchidas de acordo com a adequação ao processo sócio-econômico. "A secretaria de Trabalho e Renda vem buscando parceria para oferecer qualificação à população e atender à demanda das empresas. Nosso termômetro é o Balcão de Empregos, já que presenciamos, diariamente, a procura por vigilantes qualificados, tanto na cidade como na região. A cidade de Campos é conhecida como tendo uma prefeitura que qualifica e socorre a demanda dos demais municípios, estando entre as 10 cidades que mais empregam no Estado, de acordo com estudos do Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)", pontua.
Pascoutto acrescenta que, para a área de segurança no município, é de extrema importância que se qualifique profissionais para atuar adequadamente. "Qualificando bem os vigilantes, podemos ter um suporte destes para o trabalho de profissionais que possuem uma gama de atividades na área de segurança e grandes demandas, como a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM). O curso também proporciona oportunidade aos jovens do município quanto às bolsas, já que muitos destes não possuem condições financeiras de arcar integralmente com um curso, o que, por consequência, os tira da marginalidade e criminalidade", destaca.
O diretor da Aforvig, por sua vez, esclarece que esta é uma oportunidade para que o município possa qualificar os jovens, em face da grande demanda atual gerada com a chegada de empresas na região, como por exemplo, o Porto do Açu. "Os vigilantes são peça importante na sociedade, já que é o primeiro a atuar no local em que se encontra, caso haja alguma ocorrência. Estes devem estar preparados para atuar e em seguida, se preciso, contatar profissionais como policiais e Guardas Civis Municipais (GCM)" finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia