Notícia no detalhe
Campos sedia Fórum Regional DST/HIV/Aids
O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, abriu na manhã desta quinta-feira (13) o Fórum Regional DST/HIV/Aids dos Municípios do Norte e Noroeste Fluminense. O evento contou com a participação de representantes de programas municipais de Campos, Miracema, Macaé, Varre-Sai, Cambuci, Itaocara, São José de Ubá, Aperibé, Pádua, Cardoso Moreira e Quissamã.
No encontro, foram discutidas metas prioritárias de cada cidade; avaliação do Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, a pré-avaliação da campanha de Sífilis Congênita, que ocorrerá em outubro; treinamento regional em aconselhamento; a definição de estratégias para ampliar e fortalecer a participação no fórum e a definição da pauta para o próximo fórum, que acontece a cada dois meses.
- O objetivo do fórum é avaliar, discutir e implementar as metas já definidas a respeito das DST´s e hepatites virais, além de treinamento e capacitação de pessoal -, ressaltou a articuladora regional do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Ivone da Costa de Andrade, acrescentando que, no dia 1º de outubro, Miracema sediará a Capacitação de Aconselhamento e Abordagem para os profissionais do Norte e Noroeste.
O trabalho, executado pelo município de Campos, tem se destacado em estratégias. “Campos é um dos poucos municípios que presta a assistência completa a portadores de DSTs e HIV, desde a busca ativa, o diagnóstico, acompanhamento psicológico e social, ao tratamento. Além disso, como diferencial, temos um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), também com atendimento noturno. Também temos o CTA Itinerante, que visita diversas comunidades do município, levando orientação, informações quanto à prevenção, testagens rápidas e outros serviços para esse público”, disse o secretário Geraldo Venâncio.
De acordo com o assistente social do Programa Municipal DST-Aids, Leonardo Pessanha, no ano de 2011, foram feitos 6.656 exames de HIV e, dentre eles, 3% deram positivo. “Atendemos de 2ª a 6ª feira, das 7h às 21h, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, biólogos, psicólogos, assistentes sociais, além de toda equipe de apoio administrativo”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda