Notícia no detalhe
Coleta Seletiva oferece diversos benefícios
Todos os dias a coordenadora de turno, Zenilda Guedes Joaquim, 55, separa adequadamente os resíduos orgânicos dos produtos reciclados para que o caminhão da coleta seletiva, da secretaria de Serviços Públicos, que passa uma vez por semana em sua residência, recolha-os de forma a encaminhá-los para a Ong Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci). Na Saci é feita a triagem, separação, prensa e venda destes resíduos para que estes sejam direcionados a unidades assistenciais no município.
- Separar o resíduo reciclado é uma maneira de beneficiar a todos nós e ao meio ambiente. Este trabalho é a conscientização da cidadania, pois os seres humanos precisam aprender a preservar o espaço em que vivemos. Coletar é estar ajudando a todos e levo esta prática ao meu trabalho também, tamanha importância que o considero. Além disso, como toda semana tenho o hábito de reciclar, o caminhão ainda me fornece um saquinho de adubo orgânico, quando precisa - pontua Zenilda.
Por mês são recolhidas cerca de 70 toneladas de material reciclado, através dos três caminhões que percorrem diferentes pontos no município. O trabalho de reciclagem também se estende aos cinco pontos espalhados em locais estratégicos, onde a cada sacola de material reciclado a pessoa ganha uma amostra de adubo orgânico. Estes locais são respectivamente: Jardim São Benedito, sede da secretaria de Serviços Públicos, Praça da República (próximo a Rodoviária Roberto Silveira), Avenida Zuza Motta e Pracinha do Liceu.
- A cidade está crescendo e à medida que se expande, a tendência é também aumentar a proporção da coleta seletiva. O material reciclado é um resíduo que não é considerado lixo, já que estes voltam para a fábrica como matéria prima, após serem separados. Voltando para as fábricas, deixam de contaminar os rios, obstruir bueiros e contaminar o Meio Ambiente - destaca o chefe da coleta seletiva, Eduardo Parente.
O motorista da coleta seletiva , Wagner Correa da Silva, 29, participa de todas as etapas da coleta, desde o recolhimento, até a entrega e diz que as pessoas têm uma boa receptividade ao caminhão. "É importante que ainda mais pessoas participem da coleta. Os que são assíduos, até recebem as amostras de adubo orgânico e agradecem pelo trabalho", finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município