Notícia no detalhe
Hemocentro enfrenta dificuldades por falta de doações
A situação do Hemocentro Regional de Campos preocupa a equipe da unidade, principalmente em relação à falta de doações do tipo O positivo. Nos primeiros dias do mês de maio, o Banco de Sangue recebeu uma média de 30 doadores/dia, mas precisa de, no mínimo, 50 para que o estoque fique equilibrado.
De acordo com a responsável técnica pelo Hemocentro, Laura Duarte, neste momento, apesar da unidade estar precisando de todos os tipos sanguíneos, a carência maior é pelo O positivo. “Esse é o tipo sanguíneo de 40% da população, por isso, ele é mais solicitado e não estamos conseguindo atender essa demanda”, afirma a médica.
Laura diz, ainda, que a necessidade de transfusão de sangue no município é crescente. “Além das emergências, a medicina evoluiu muito e procedimentos cirúrgicos de maior complexidade, que demandam grande quantidade de sangue, são realizados em Campos, como as cirurgias ortopédicas, cardíacas e vasculares. Há também os pacientes com outras doenças clínicas que precisam de transfusão”, enumera.
- O Hemocentro precisa de um envolvimento maior da população. A doação é um ato voluntário e deve ser encarada como um dever de cidadania, uma responsabilidade social - pondera Laura Duarte.
O órgão fica aberto diariamente para receber os doadores, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.
Agenda da Unidade Móvel:
13/11 – Instituto Politécnico de Ensino (IPE), na Rua Tenente Coronel Cardoso, de 8 às 17h, participando da II Semana de Enfermagem do IPE.
15/11 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no IPS, de 8 às 17h.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional