Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental em curso voltado para répteis e anfíbios
Membros do Grupamento Ambiental participaram na semana passada do 3º Curso de Biologia e Manejo de Serpentes (Teórico e Prático). O curso, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no Auditório do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), foi voltado para a herpetologia, ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios.
O subcomandante do Grupamento, Sávio Tatagiba, informou que, entre os tópicos abordados no curso estavam: Características Gerais dos Répteis; Serpentes: Considerações Gerais; Serpentes da Mata Atlântica; Conservação de Serpentes no Brasil; Acidentes Ofídicos; Manutenção de Serpentes em Cativeiro; Métodos de Amostragem de Ofidiofauna; Identificação de Serpentes; Técnicas e Equipamentos de Manejo, Ministrados pelo Veterinário Carlos Henrique de Oliveira Nogueira e pelo Biólogo Caio Antônio Figueiredo de Andrade.
- O curso deu enfoque a herpetologia, que é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios: sua classificação, ecologia, comportamento, fisiologia e paleontologia. O Brasil está entre os países com maior diversidade, com 732 répteis e 946 anfíbios, segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia – informa o subcomandante, que também é biólogo.
O comandante do Grupamento, Marcio Barbosa, falou da importância do curso. “O curso foi muito importante, pois demonstrou as principais espécies da herpetofauna encontrada no Brasil e, principalmente, na região Norte Fluminense com teoria e prática, sendo essencial para o trabalho do Grupamento Ambiental - finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda