Notícia no detalhe
Investimentos urbanísticos em praças e vias mudam Campos
Nas cidades em crescimento, principalmente nas de porte médio, cada vez mais as praças são dotadas de equipamentos urbanos e assumem a função de Centros de Convivência. São investimentos feitos pelo poder público municipal, estadual e, em alguns casos, com a participação do governo federal. A transformação das praças tem por objetivo proporcionar, além de lazer, cultura e esporte, motivar os laços de amizade neste tempo de correria, com multidões de gente estressada, que precisa de espaço confortável para relaxar e combater o estresse do dia-a-dia da vida corrida nas cidades. Nos últimos anos a prefeitura, após realizar diversos projetos de infraestrutura nos pontos mais críticos da cidade, iniciou um amplo programa de urbanização dos espaços públicos, com tratamento paisagístico nas vias, transformando as praças dos bairros e interior.
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, relata que já foram reestruturadas cerca de 60 praças nos bairros da cidade, dos distritos e localidades do interior, mas no total são mais de 200 praças que vão ser transformadas para melhorar a qualidade de vida da população de Campos. Ele ressalta que os investimentos nas praças no atual governo vão além da construção de quadras cobertas, playgrounds, banheiros, quiosques, quadras de areia para prática de vôlei de areia, instalação de equipamentos para ginástica, e explica:
- Em todo o Brasil a idéia de praça está associada à presença de canteiros floridos e jardins. Nos dias atuais, as praças e parques assumem cada vez mais o papel de Centros de Convivência nas cidades de maior porte e nas capitais. Campos já tem porte de capital e vai crescer muito mais ainda com o advento do pré-sal e por causa dos grandes empreendimentos como o Super Porto do Açu e o Complexo Farol Barra do Furado. Estes empreendimentos âncora atraem centenas de pessoas para o município por ser cidade pólo. Saltaremos dos atuais cerca de 500 mil habitantes para cerca de 900 mil habitantes nos próximos 10 anos e a cidade estará mais agitada, com o trânsito mais estressante. Precisamos de locais adequados para a prática de esporte, para o lazer, enfim, para descansar com a família entre amigos - observa Edilson Peixoto.
O secretário ressalta que os investimentos nas praças agora são pelo mesmo motivo que os investimentos em infraestrutura: "A cidade cresce muito rápido e precisamos prepará-la para as grandes demandas que são criadas a cada mês, a fim de termos uma cidade que proporciona qualidade de vida aos seus munícipes”, disse.
Além das praças nos bairros, distritos e localidades do interior, a Prefeitura desenvolve nos últimos três anos um amplo programa de paisagismo, que já mudou o aspecto de dezenas de praças e diversos pontos de entroncamento de vias de acesso, a exemplo da entrada da cidade no setor sul da BR-101, no antigo trevo do Índio, que virou um novo cartão postal de Campos.
A construção de um moderno trevo com rotatórias recebeu tratamento paisagístico, com extensa área gramada, plantio de dezenas de palmeiras imperiais, milhares de mudas de plantas florais e colocação de pedritas branças em trecho de rua interna, deram novo aspecto na entrada da cidade e tem chamado a atenção de quem passa pela cidade ou circula por diversas vias dentro da cidade, como a nova avenida Jose Carlos Pereira Pinto, avenida Arthur Bernardes, avenida Alberto Lamego, avenida Friburgo, Trevo de interseção da avenida Carlos Alberto Chebabe com Rua Zuza Mota, canteiros da cabeceira da ponte General Dutra, junto da avenida XV de Novembro, dentre outros locais na cidade, como a confluência da rua Alvarenga Filho, Pelinca e Voluntários da Pátria. Todo o grande pátio da sede da Prefeitura, no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, no Parque Santo Amaro.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto