Notícia no detalhe
Exposição de Ricardo Salgado até quarta-feira na UCAM
A Universidade Candido Mendes (UCAM), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, inaugurou nesta segunda-feira (27) a exposição “Arte em Sucata Eletrônica”, do artista plástico Ricardo Salgado. O evento teve a participação de alunos e servidores da universidade. Na oportunidade, Ricardo Salgado apresentou ao público sua nova obra de arte, o robô “Resttus”, feito com micro-televisor, aparelho de som, manetes de video-games, mouses, entre outras sucatas eletrônicas. A exposição “Arte em Sucata Eletrônica” vai ficar até amanhã (quarta-feira, 29), no auditório da Candido Mendes, no horário das 9 às 12h e das 18 às 21h. Os visitantes da exposição têm de preencher um formulário onde são perguntadas questões relativas à reciclagem da sucata eletrônica.
A coordenadora de Atividades Complementares da UCAM, Mônica Calomeni, disse que o objetivo da exposição é conscientizar os alunos da Universidade para a reciclagem da sucata eletrônica. “Queremos que os alunos tenham a consciência de que o lixo eletrônico deve ser descartado nos lugares certos, como a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e que ele pode ser reaproveitado”, afirma Mônica, que conheceu o trabalho de Ricardo Salgado há três anos no evento “O Luxo do Lixo”, realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O estudante do 10º período de Engenharia de Produção da UCAM, Fernando Mello, de 26 anos, considerou o trabalho de Ricardo Salgado de excelente qualidade. “É algo que a gente não está acostumado a ver. É um trabalho gratificante para mim que faço Engenharia. Mostra que coisas que para muita gente não vale nada, podem ser transformadas em obras de arte”, disse Fernando. Outro estudante de Engenharia de Produção, Leandro Beraldi, 27, este do 1º período, falou que o trabalho de Ricardo é muito importante. “É uma forma de inovação. Dá vida nova a toda a sucata, que seria desperdiçada. Mostra a criatividade do artista em produzir”, comentou Leandro.
Ricardo Salgado disse ser gratificante estar dentro de um centro de conhecimento, como a Candido Mendes. “A sustentabilidade é o assunto do momento. Hoje o jovem está cada vez mais dependente do computador, do laptop. Por isso acredito que o jovem vai se interessar por esse meu novo trabalho de robótica. O robô está muito bonito e deverá atrair a atenção das crianças. Fico feliz de estar germinando uma política de preservação e colaborando com a secretaria de Meio Ambiente, com a cidade de Campos e com o Brasil”, afirmou o artista plástico, informando ainda que a próxima exposição deverá ser no Horto Municipal em data que será divulgada posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 18:06:43 Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
- 07/05/2025 17:39:10 Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
- 07/05/2025 16:28:12 Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
0705 17h39Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
0705 16h28Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
0705 15h07Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento