Notícia no detalhe
Palestra orienta estudantes sobre prevenção de drogas
Garantiros direitos das crianças. Este é o objetivo do projeto “A criança pede...), coordenado pelo guarda Ivan Silva de Souza, com o apoio da Guarda Municipal. Nas palestras desta sexta-feira (24), na Escola Municipal Sagrada Família, os integrantes do projeto orientaram os alunos sobre formas de prevenção do uso de drogas, abuso sexual, gravidez precoce, violência e acidentes domésticos.
Cerca de 30 alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA I) e (PAAII) participaram das palestras, acompanhados pelos professores. Segundoo delegado Márcio Caldas, titular da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, as crianças e os adolescentes são público alvo do crime. “Muitas vezes eles são vítimas de abusos por falta de informação”, afirma.
- Droga é ruim. Existem drogas pesadas, como a cocaína e a maconha. A cerveja e o cigarro também são drogas. Cuidado com os falsos amigos. Fujam das drogas. Quem usa droga ou é preso ou morto - alertou.
O delegado orientou os estudantes também sobre abuso sexual, gravidez precoce e tráfico de crianças e adolescentes. “Saiam da escola sempre em grupo. Não entrem em carros de estranhos, não aceitem bala de desconhecidos, não abracem “tios”. Se alguém disser que você é bonita e convidá-la para ser modelo, consulte seus pais. Não faça nada sem o consentimento deles. Não façam maldade nem banquem o fortão. Lugar de fortão é no caixão”, completou.
Acidentes domésticos - Segundo a pediatra Ângela Sarmet, cerca de 5 mil crianças morrem por ano no Brasil em consequência de acidentes domésticos. Outras 20 mil pessoas são internadas anualmente.
- Evitem quedas, principalmente em escadas. O choque elétrico pode até matar. Nunca abram a geladeira com os pés descalços e com as mãos molhadas – alertou a pediatra. Ela orientou também sobre os riscos da ingestão de produtos tóxicos. “Cuidados com os produtos de limpeza colocados em garrafas pet. O mais grave é a soda cáustica. Se a criança beber este produto, tem que fazer a dilatação do esôfago. É um sofrimento que leva meses”, explicou.
Outro perigo para as crianças, segundo a pediatra, é o fogão. Para evitar queimaduras, as mães não devem deixar as panelas com o cabo para fora. Ela alertou também que os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Os sacos plásticos também representam perigo para as crianças: podem causar sufocamento.
O coordenador do projeto destacou a importância dos laços afetivos. “Criança precisa de atenção, carinho, proteção, justiça, educação e remédio”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda