Notícia no detalhe
Visa alerta para evitar intoxicação alimentar
Equipe multidisciplinar da Vigilância Sanitária (VISA/Campos) esteve na empresa Geral de Engenharia e Montagens S/A (GEMON), na manhã desta quinta feira (23), fazendo um trabalho de conscientização quanto à intoxicação alimentar. A ação coloca em prática, mais uma vez, o projeto “Qualidade de Vida dentro das Empresas”. A palestra foi ministrada pelas profissionais de saúde, Vivian Lanunce e Luciana Abreu.
- A intoxicação alimentar é uma doença que pode se tornar bastante grave e que ocorre, geralmente, entre uma e trinta e seis horas depois do consumo do alimento contaminado. Para prevenir, é necessário proteger os alimentos, prevenir a multiplicação das bactérias nos alimentos e destruir as bactérias presentes nos alimentos – destacou a palestrante Vivian Lanunce, que também é coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária (IEC-Visa).
Segundo Vivian, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Eles costumam durar entre um e sete dias. O tipo mais comum de intoxicação alimentar é a bacteriana, mas também pode acontecer intoxicação por vírus, produtos químicos, metais e plantas venenosas.
- Temos que lembrar que estes alimentos que causam intoxicação podem ter aparência, gosto, consistência e cheiro normais. Para prevenir a contaminação alimentar é preciso manter os alimentos abaixo de 5º Centígrados ou acima de 65º C e armazená-los de maneira adequada. E ainda podemos utilizar algum método de conservação, como congelamento, desidratação e outros – orienta a coordenadora.
A gerente do Sistema de Gestão da GEMON, Viviane Paes, acrescenta que a palestra foi de grande valia para os colaboradores da empresa. “Aprendemos que não devemos comprar alimentos de origem desconhecida ou suspeita e sempre observar, atentamente, o rótulo, para ver a data de validade e outras especificações do produto. Cabe a nós darmos a nossa parcela de colaboração e zelar pelo princípio elementar da higiene, a fim de que tenhamos produtos de boa qualidade, não causando dano à nossa saúde”, alertou.
De acordo com o diretor da Visa, Waldir Rodrigues, o projeto, realizado em diferentes setores da sociedade, ajuda o cidadão a refletir sobre suas atitudes. “Eles refletem sobre os temas apresentados, pensam sobre o livre arbítrio de cada um e, com isso, são estimulados a buscarem ajuda”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda