Notícia no detalhe
Seminário de Educação Inclusiva aborda múltiplas deficiências
Dá para imaginar como é o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual? Com os olhos vendados, professores de salas de recursos da rede municipal ensino de Campos e de outros municípios da região perceberam como é difícil realizar atividades simples, como caminhar e identificar algumas figuras. A dinâmica foi realizada nesta quarta-feira (22), durante o VI Seminário de Educação Inclusiva, promovido pela Secretaria de Educação de Campos.
As atividades fizeram parte da palestra do pedagogo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, e fisioterapeuta, Roberto Zoffole, com o tema Deficiências Múltiplas. “É uma brincadeira para descontrair, mas vocês podem levar para a sala de aula”, ressalta Roberto.
- Achei a experiência fantástica. Se colocar no lugar de outra pessoa com deficiência é fundamental para saber das dificuldades que ela passa no dia a dia. Isso vai fazer com que eu mude a minha prática como educadora em sala de aula, para dar mais atenção àqueles alunos que apresentam alguma deficiência, mesmo que seja de aprendizagem – afirma a professora Eliane Marques de Souza, do município de Italva.
Segundo a diretora do Departamento Multiprofissional da Secretaria de Educação de Campos (Smec), Rita Chardelli, cerca de 250 professores de 12 municípios participam diariamente do seminário, aberto na noite de segunda-feira (20), pela secretária Joilza Rangel. O evento prossegue até sexta-feira (24), no auditório da secretaria.
Programação – Nesta quinta-feira (23), às 8h, acontece a palestra sobre Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Às 14h, será abordado o tema Deficiência Intelectual (Síndromes). A última palestra do dia acontece às 16h, sobre Superdotação. Na sexta-feira (24), a programação começa com uma plenária, às 8h, e termina com uma exposição de materiais das salas de recursos, às 12h.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/03/2026 08:12:05 Prefeitura inaugura UBSF Aeroporto, um sonho antigo da população
- 30/03/2026 19:59:47 Parceria da Prefeitura com a Enel cria 10 novos núcleos do Orquestrando a Vida
- 30/03/2026 18:25:04 Prefeitura inaugura ampliação da Creche do Parque Santa Clara nesta terça-feira
- 30/03/2026 17:09:48 Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
- 30/03/2026 15:04:58 Prefeitura inaugura UBSF Jardim Aeroporto nesta segunda-feira
Prefeitura inaugura UBSF Aeroporto, um sonho antigo da população
3003 19h59Parceria da Prefeitura com a Enel cria 10 novos núcleos do Orquestrando a Vida
3003 18h25Prefeitura inaugura ampliação da Creche do Parque Santa Clara nesta terça-feira
3003 17h09Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
3003 15h04Prefeitura inaugura UBSF Jardim Aeroporto nesta segunda-feira
Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
2Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
3Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
4Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
5Concurso da Educação segue suspenso e não terá prova neste domingo
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos




















