Notícia no detalhe
Dengue: mutirão em setembro para evitar epidemia
Campos mais uma vez sai na frente e reforça ações de governo para evitar uma epidemia de dengue no final deste ano. Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), realizado este mês, demonstra que o município tem, atualmente, a taxa de 1.4 de infestação do mosquito transmissor da doença – índice aceitável e mais baixo do que o registrado ano passado no mesmo período (1.6). No entanto, a Prefeitura vai realizar um grande mutirão, das 8h às 14h, no primeiro domingo de setembro, dia 2, em oito bairros que estão na faixa de risco, com 3.9% de infestação.
Esses oito bairros estão localizados na área central da cidade. São eles a Avenida Pelinca e os Parques Dom Bosco, Tamandaré, São Caetano, Santo Amaro, Maria Queiroz, Thomaz Coelho e Rodoviário. Nesta quarta-feira (22), o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o subsecretário Roberto Vogel, e os diretores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Sales, e do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, reuniram-se com o secretário de Obras Urbanismo, Edilson Peixoto, e representantes das secretarias de Serviços Públicos e Educação (Smec), para traçar os detalhes do mutirão.
A ação prevê a visita de agentes de endemias a cerca de 15 mil imóveis e a vistoria em mais de 120 terrenos baldios. A secretaria de Serviços Públicos iniciará o trabalho de remoção de entulhos dos terrenos na semana que antecede o mutirão. No dia, a secretaria levará homens e equipamentos para recolhimento e compactação do lixo que forem retirados dos imóveis.
- A secretaria de Obras, além de disponibilizar 13 caminhões e oito retroescavadeiras, começará, ainda este mês, a limpeza de todo o sistema de drenagem de águas pluviais nesses bairros, para evitar a formação de focos do mosquito em bueiros, que acumulam água. Acho muito importante essa ação preventiva, porque realizamos grandes mutirões de combate à dengue e todos apresentaram resultados positivos - falou o secretário Edílson Peixoto.
A secretaria de Educação também se comprometeu a realizar um trabalho de orientação aos moradores dos bairros que receberão o mutirão: “Temos apenas uma escola municipal nessa região, que é a Escola Ferroviário Jacy da Silva Barreto, mas apresentamos uma proposta de panfletagem pré-mutirão nesses bairros, esclarecendo sobre a importância da participação da comunidade nessa ação”, disse a coordenadora de Ciências da Smec, Claudete Soares.
- Agosto é um mês mais tranquilo, sem números altos de casos de dengue; mas, depois de outubro, começa a incidência de chuva e calor e, por isso, é fundamental essa prevenção, para reduzir os índices de infestação do mosquito e evitar uma epidemia no mês de dezembro. Tivemos exemplos de epidemias do vírus 4 da dengue em outros municípios e Campos, agora, mais uma vez, se destaca como primeira cidade a se preocupar com a prevenção e começar, desde já, a intensificar as ações preventivas da doença - disse o diretor do CRD, Luiz José de Souza.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda