Notícia no detalhe
Radioterapia: pacientes terão tratamento em Campos
Campos registra esta semana mais um avanço em serviços de alta complexidade, ampliando a assistência em oncologia. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, anunciou que, a partir desta quinta-feira (16), o Hospital Doutor Beda coloca em funcionamento um acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia, no tratamento de câncer. O hospital é credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para que a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) atue com tratamento de radioterapia. Em função da Gestão Plena, a regulação é feita pelo município, através da Secretaria de Saúde.
- Este tratamento, até então, era realizado apenas em Itaperuna, no Noroeste Fluminense e, mesmo a Prefeitura de Campos disponibilizando toda estrutura de transporte e acompanhamento do paciente para o outro município, o deslocamento em si já representava um desconforto a mais para uma pessoa que tem de enfrentar uma doença como o câncer -, falou o secretário.
De acordo com Geraldo Venâncio, cerca de 40 pacientes oncológicos de Campos passarão a ser atendidos no Doutor Beda: “A Superintendência de Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde, está finalizando a regulação do serviço junto à Secretaria de Saúde do Estado, não só para o atendimento a esses pacientes como o outros que iniciarão o tratamento”, explicou.
O secretário ainda lembrou que Campos foi o primeiro município brasileiro a implantar uma Vigilância do Câncer. Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o serviço que está tendo sua rotina adaptada pela Coordenação Municipal de Oncologia junto ao Núcleo de Controle e Avaliação e à Superintendência de Saúde Coletiva.
- A Vigilância do Câncer prevê um prontuário eletrônico para recebimento de dados em tempo real e sistema de georeferenciamento, que permitirá identificar os tipos mais incidentes da doença e a população mais suscetível. Dessa forma, a Secretaria de Saúde poderá estabelecer estratégias preventivas e medidas mais eficazes de combate aos cânceres e de tratamento da doença. Esses dados estão sendo inseridos no sistema e a previsão é de que, no final deste ano, tenhamos um relatório sobre a situação do câncer em Campos - , concluiu o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado