Notícia no detalhe
Cerest faz palestra direcionada aos profissionais da Saúde
Especializar profissionais da área de saúde para a identificação de acidentes do trabalho nos atendimentos realizados pelos hospitais da região. Este é um dos objetivos do Curso de Sensibilização para Notificação em Acidente do Trabalho realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho do Norte Fluminense (Cerest/NF), nesta terça-feira (14). Os principais assuntos tratados foram a conceituação de Acidente do Trabalho, além de Notificação de Acidente do Trabalho no Sistema de Notificação de Agravos de Notificação (Sinan). O palestrante foi o médico da secretaria Estadual de Saúde, Pedro Coscarelli.
Mais de 50 inscritos, entre coordenadores dos Programas de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past), coordenadores da Vigilância Sanitária e notificadores das unidades sentinelas, estiveram presentes no evento, que foi direcionado a profissionais de sete municípios diferentes na região.
Segundo a coordenadora do Cerest, Amanda Santos Ribeiro, o órgão, ligado à secretaria de Saúde, promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Ela explica que o trabalho é desenvolvido em parceria com o Programa de Assistência à Saúde do Trabalhador (Past) e demais órgãos vinculados à proteção do trabalhador.
- Nosso objetivo é treinar e capacitar os profissionais da saúde para a elaboração de unidades sentinelas nas regiões de atendimento do Cerest regional. Estes profissionais saberão identificar os atendimentos cujo ocorrido é qualificado como acidente do trabalho e encaminharão os trabalhadores acidentados para o preenchimento do formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Nosso próximo objetivo é trazer para palestrar um profissional de toxicologia, já que a intoxicação do trabalhador por agrotóxico e benzeno é consideravelmente grande na região – relata a coordenadora do Cerest.
Para assistir à palestra, estava presente a funcionária do setor de Epidemiologia, da secretaria Municipal de Saúde, Michele Azevedo, 34, que informou que a palestra vai ser muito proveitosa para o setor onde trabalha. “Trabalho diretamente com estatísticas na secretaria de saúde, que são encaminhadas para a secretaria Estadual de Saúde. Entre os 45 tipos de agravos de notificação compulsória que temos que monitorar está a estatística de identificação de acidente do trabalho. A palestra nos auxiliará ainda mais nos procedimentos”, relata.
Atuando no setor de Planejamento da secretaria de saúde do Município de São João da Barra, a funcionária, Geiza Paes, 51, trouxe para Campos com ela profissionais do setor de Vigilância Sanitária, de Vigilância Epidemiológica, além de enfermeiros e médicos da urgência para aprender mais sobre a identificação de acidentes do trabalho no atendimento dos pacientes. “A informação nos ajuda a pensar em políticas públicas, a fim de que possamos formular um planejamento para atender os trabalhadores que se acidentam e nós recebemos em nosso ambiente de trabalho”, pontua.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado