Notícia no detalhe
Guardas participam de curso para nova turma do GAE
Vinte e três agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão participando do curso para guardas do Grupamento de Ações Especiais (GAE). O treinamento, que faz parte da Política de Valorização Profissional do governo municipal, está acontecendo desde a última terça-feira (07) nas instalações do 56º Batalhão de Infantaria (BI).
Até o próximo dia 27, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, instrutores da GCM, da secretaria municipal de Defesa Civil, da Polícia Federal e do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vão realizar atividades com o objetivo de formar o segundo GAE (Grupamento de Apoio Especial).
- Os guardas recebem aulas teóricas e práticas de educação física, defesa pessoal, controle de distúrbio civil (CDC), combate a incêndio, mediação de conflito. No final do curso, os guardas são avaliados na parte prática e teórica e passam por uma fase de eliminatória, recebendo o certificado do curso pela própria Guarda Municipal - informou o coordenador do curso, Genivaldo Lisboa.
Houve uma seleção de 47 guardas e foi realizado o Teste de Aptidão Física (TAF), onde 27 foram selecionados, sendo que quatro guardas já desistiram. De acordo com Lisboa, o segundo curso foi idealizado pelo comandante da GCM, major Francisco Mello, devido à demanda, pois houve uma grande necessidade de mais capacitados. O objetivo é formar um segundo grupamento de ações especiais para dar apoio aos outros grupos com forças auxiliares como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e até autoridades locais, devido às eleições.
O guarda Carlos César Soares de Azevedo, membro do primeiro curso do GAE, informou que está tendo uma oportunidade e está com grande expectativa para este novo grupo. “Estou tendo a oportunidade de ser instrutor deste segundo grupo. A expectativa é sempre a melhor. Os voluntários têm se dedicado bastante e respondendo à nossa expectativa, podendo assim, se tornarem capazes de ampliar a faixa de atuação”.
O guarda Marcos Vinícius Louzada está em busca de uma qualificação. “A oportunidade que está sendo dada a nós, guardas, é um grande estímulo. Estou aqui para lutar e dar meu sangue. Busco uma qualificação, podendo contribuir para a corporação e chegar ao objetivo de atender melhor a população”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda