Notícia no detalhe
Doenças Típicas da População Negra são destaque em palestra
O projeto Viva a Diferença, da coordenação de Diversidade e Pluralidade Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Smec), está com as inscrições abertas para a palestra “Doenças típicas da população negra”. O encontro acontece no próximo dia 24 e terá como convidado palestrante, o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury. Ao todo, são oferecidas 150 vagas.
As inscrições vão até o dia 20 ou enquanto houver vaga e devem ser feitas na coordenação de Diversidade e Pluralidade Educacional, no Departamento Pedagógico, na Smec, das 8h às 17h. O projeto é voltado para profissionais da educação da rede municipal e tem o objetivo de tratar as diferenças culturais e raciais.
O tema deste mês vai abordar as principais doenças da população afrodescendente. “Vou abordar a lei que o ex-presidente Lula editou sobre a população negra e as doenças que atingem essa população, entre elas, a hipertensão, anemia falciforme, foliculite, deficiência de glicose, diabetes e o câncer de próstata”, informa o palestrante.
Segundo Charbell, existe uma série de indicadores que relatam essas doenças na população de Campos. “No século XIX, Campos tinha 10 negros para um branco, enquanto no Rio, o número era de três negros para cada um branco. Principalmente por causa da lavoura escravocrata no município, que foi um dos últimos a acabar, temos uma população grande miscigenada”, ressalta.
- Somos a segunda concentração com o gene da doença anemia falciforme, perdendo apenas para a Bahia. Por conta disso, somos o segundo município a ter um programa de atendimento específico. O primeiro é o Hemocentro do Rio – destaca o superintendente de Saúde Coletiva de Campos.
A coordenadora de Diversidade e Pluralidade da Smec, Jane Rangel, explica como os temas são escolhidos. “Fazemos uma avaliação ao final de cada palestra, onde os professores fazem suas sugestões de temas. Este tema já havia sido sugerido desde o ano passado, está muito esperado – destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/07/2025 16:55:12 Social + Perto realiza edição de número 60 com atendimentos na Baixada Campista
- 16/07/2025 12:20:26 Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
- 16/07/2025 11:34:52 Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
- 16/07/2025 09:30:32 Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
- 16/07/2025 08:15:13 Simpósio Municipal de Educação vai debater Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização
Social + Perto realiza edição de número 60 com atendimentos na Baixada Campista
1607 13h36Quadra Poliesportiva do Jardim São Benedito é o point da garotada
1607 12h20Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
1607 11h34Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
1607 09h30Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho
6Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta