Notícia no detalhe
Doenças Típicas da População Negra são destaque em palestra
O projeto Viva a Diferença, da coordenação de Diversidade e Pluralidade Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Smec), está com as inscrições abertas para a palestra “Doenças típicas da população negra”. O encontro acontece no próximo dia 24 e terá como convidado palestrante, o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury. Ao todo, são oferecidas 150 vagas.
As inscrições vão até o dia 20 ou enquanto houver vaga e devem ser feitas na coordenação de Diversidade e Pluralidade Educacional, no Departamento Pedagógico, na Smec, das 8h às 17h. O projeto é voltado para profissionais da educação da rede municipal e tem o objetivo de tratar as diferenças culturais e raciais.
O tema deste mês vai abordar as principais doenças da população afrodescendente. “Vou abordar a lei que o ex-presidente Lula editou sobre a população negra e as doenças que atingem essa população, entre elas, a hipertensão, anemia falciforme, foliculite, deficiência de glicose, diabetes e o câncer de próstata”, informa o palestrante.
Segundo Charbell, existe uma série de indicadores que relatam essas doenças na população de Campos. “No século XIX, Campos tinha 10 negros para um branco, enquanto no Rio, o número era de três negros para cada um branco. Principalmente por causa da lavoura escravocrata no município, que foi um dos últimos a acabar, temos uma população grande miscigenada”, ressalta.
- Somos a segunda concentração com o gene da doença anemia falciforme, perdendo apenas para a Bahia. Por conta disso, somos o segundo município a ter um programa de atendimento específico. O primeiro é o Hemocentro do Rio – destaca o superintendente de Saúde Coletiva de Campos.
A coordenadora de Diversidade e Pluralidade da Smec, Jane Rangel, explica como os temas são escolhidos. “Fazemos uma avaliação ao final de cada palestra, onde os professores fazem suas sugestões de temas. Este tema já havia sido sugerido desde o ano passado, está muito esperado – destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda