Notícia no detalhe
Doenças Típicas da População Negra são destaque em palestra
O projeto Viva a Diferença, da coordenação de Diversidade e Pluralidade Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Smec), está com as inscrições abertas para a palestra “Doenças típicas da população negra”. O encontro acontece no próximo dia 24 e terá como convidado palestrante, o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury. Ao todo, são oferecidas 150 vagas.
As inscrições vão até o dia 20 ou enquanto houver vaga e devem ser feitas na coordenação de Diversidade e Pluralidade Educacional, no Departamento Pedagógico, na Smec, das 8h às 17h. O projeto é voltado para profissionais da educação da rede municipal e tem o objetivo de tratar as diferenças culturais e raciais.
O tema deste mês vai abordar as principais doenças da população afrodescendente. “Vou abordar a lei que o ex-presidente Lula editou sobre a população negra e as doenças que atingem essa população, entre elas, a hipertensão, anemia falciforme, foliculite, deficiência de glicose, diabetes e o câncer de próstata”, informa o palestrante.
Segundo Charbell, existe uma série de indicadores que relatam essas doenças na população de Campos. “No século XIX, Campos tinha 10 negros para um branco, enquanto no Rio, o número era de três negros para cada um branco. Principalmente por causa da lavoura escravocrata no município, que foi um dos últimos a acabar, temos uma população grande miscigenada”, ressalta.
- Somos a segunda concentração com o gene da doença anemia falciforme, perdendo apenas para a Bahia. Por conta disso, somos o segundo município a ter um programa de atendimento específico. O primeiro é o Hemocentro do Rio – destaca o superintendente de Saúde Coletiva de Campos.
A coordenadora de Diversidade e Pluralidade da Smec, Jane Rangel, explica como os temas são escolhidos. “Fazemos uma avaliação ao final de cada palestra, onde os professores fazem suas sugestões de temas. Este tema já havia sido sugerido desde o ano passado, está muito esperado – destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado