Notícia no detalhe
Saúde garante entrega domiciliar de remédios
Um projeto da Secretaria de Saúde de Campos é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro na área de Vigilância em Saúde. É o Programa de Dispensação de Medicamentos em Domicílio, que beneficia, inicialmente, idosos e portadores de diabetes e hipertensão arterial e que está sendo desenvolvido em 36 bairros e distritos do município. Conforme o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, iniciado dois meses como projeto-piloto, o programa hoje beneficia 2.300 pessoas, que já recebem os remédios em casa.
A assistência é prestada através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), a Superintendência de Atenção Básica e o Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia), da Superintendência de Saúde Coletiva.
- É um projeto inovador em termos de atenção a pacientes crônicos,que dependem de medicação contínua, mas têm dificuldade de buscar seus remédios na UBS mais próxima de sua casa ou na Farmácia Municipal, na sede da secretaria, no Centro. Atualmente, o serviço está sendo prestado através 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), envolvendo sete enfermeiros e 108 agentes comunitários de saúde (ACSs) - conta o secretário.
O objetivo é expandir o projeto por todo o território do município, devido ao alto índice de doenças cardiovasculares em Campos. Na UBS de Morangaba, em Rio Preto, a 47 quilômetros do Centro de Campos, a encarregada da unidade, Ilza Carvalho, destaca a importância dos ACSs: “Os agentes comunitários são moradores na região em que atuam, o que facilita a aproximação e acompanhamento de pacientes que descuidam do tratamento, não buscando consultas nem fazendo uso correto dos remédios”.
Enfermeira supervisora do PACS em Morangaba e outras seis regiões próximas, Renilza Almeida, explica o trabalho: ”Os agentes captam os problemas dos moradores e apontam a necessidade deles junto à UBS. O trabalho deles é de prevenção e promoçãoda saúde, verificando cartão vacinal das crianças, incentivando gestantes para o pré-natal e muito mais. Já o Programa de Dispensação de Medicamentos em Domicílio não se resume a entrega de remédios. Há busca ativa de hipertensos e diabéticos, cadastro no Hiperdia, consulta e prescrição de medicamentos por seis meses, que é o prazo para o retorno à UBS. Nesse período, os agentes fazem visitas periódicas, verificando se os pacientes estão seguindo as prescrições médicas e se há necessidade de outro tipo de atendimento, como consultas ou exames”.
A enfermeira explica que a Farmácia Popular fornece medicamentos para hipertensos e diabéticos: "No entanto somente o paciente, com a apresentação da receita e documentos pessoais, pode retirar o remédio, o que é um problema, pois muitos são idosos, acamados ou pessoas com dificuldades de locomoção. Outro problema é que, na Farmácia Popular,só se retira uma quantidade de medicamentos para quatro meses, quando o acompanhamento do paciente deve ser feito por seis meses. Cadastrados no Hiperdia já recebiam os medicamentos da Prefeitura, que podiam ser retirados por parentes do paciente mediante apresentação da receita, mas agora, com os remédios nas UBSs e entrega pelos ACSs, as dificuldades estão sendo superadas e os pacientes terão uma atenção integral”, falou.
Maria Luzia da Silva Carvalho, 51 anos, hipertensa, é uma das beneficiadas. Ela faz uso de Amiodarona, Anlodipino, Carvedilol, Sinvastatina,Lozartana e AAS: “A gente trabalha fora e, às vezes, não dava tempo para ir buscar o remédio na UBS ou na cidade. Agora, os agentes controlam para ver se eu tomo o remédio direitinho, contam os comprimidos e já anotam para voltar com mais remédios antes do mês acabar e, se não acham a gente em casa, voltam outra hora. Eles são muito atenciosos, viram conhecidos e a gente acaba dando mais atenção à saúde”, falou a senhora.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado