Notícia no detalhe
Prefeitura: nova técnica para melhoramentos de estradas vicinais
A prefeitura mantém em ritmo acelerado o programa de manutenção e melhoramento de estradas vicinais, importantes para a locomoção da população no interior, bem como para facilitar o escoamento da produção agrícola, da pecuária, de produtos de outras atividades, bem como para incentivar o desenvolvimento do turismo ecológico, especificamente na região serrana do Imbé. A aplicação de uma nova técnica ecologicamente correta na recuperação das estradas vicinais proporciona mais aderência dos veículos na pista, maior durabilidade da base das estradas e benefícios ao meio ambiente com reautilização de raspas de asfalto.
Neste sentido, a Secretaria de Obras e Urbanismo está realizando intervenções para melhoramento em estradas da região do Imbé, respeitando as normas de preservação do ambiente, como realiza na Estrada da Figueira e em seguida será realizado na Estrada do Donato e na Estrada do Leite.
O secretário de Obras, Edilson Peixoto, informa que a Estrada do Donato tem 38 quilômetros de extensão e que a exemplo das obras que estão sendo realizadas na Estrada da Figueira, em seus 10 quilômetros de extensão, receberá melhoramentos que compreendem obras de arte (canaletas nas marginais e instalação de manilhas sob a estrada nos pontos de alagamento) para drenagem, que evita erosão do leito da estrada, e ainda aplicação de novas técnicas com utilização de material asfáltico frezado, misturado com o saibro da estrada, triturado por máquinas, misturado com água e compactado e nivelado com rolo compressor.
- Estamos realizando um trabalho inédito nas estradas da região do Imbé, que associa novas técnicas, com apelo ecológico, porque empregamos na base das estradas o asfalto que é removido dos reparos das rodovias, misturado com o material (saibro e arrecifes) do leito das próprias estradas vicinais. Primeiro a máquina patroladora escarifica (escava e tritura) a base de terra da estrada de terra e depois misturamos o asfalto escarificado que é trazido de outras estradas. O trabalho necessita do nivelamento da base, da aplicação da água e compactação com uso de rolo vibrador com pé de carneiro, e na fase final, o uso do rolo nivelador. Com esta nova ténica, as estradas ganham novo aspecto, melhor aderência, que aumenta a segurança nas curvas, redução na trepidação dos veículos e maior durabilidade da base - detalhou o secretário Edilson Peixoto.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















