Notícia no detalhe
Prefeitura: nova técnica para melhoramentos de estradas vicinais
A prefeitura mantém em ritmo acelerado o programa de manutenção e melhoramento de estradas vicinais, importantes para a locomoção da população no interior, bem como para facilitar o escoamento da produção agrícola, da pecuária, de produtos de outras atividades, bem como para incentivar o desenvolvimento do turismo ecológico, especificamente na região serrana do Imbé. A aplicação de uma nova técnica ecologicamente correta na recuperação das estradas vicinais proporciona mais aderência dos veículos na pista, maior durabilidade da base das estradas e benefícios ao meio ambiente com reautilização de raspas de asfalto.
Neste sentido, a Secretaria de Obras e Urbanismo está realizando intervenções para melhoramento em estradas da região do Imbé, respeitando as normas de preservação do ambiente, como realiza na Estrada da Figueira e em seguida será realizado na Estrada do Donato e na Estrada do Leite.
O secretário de Obras, Edilson Peixoto, informa que a Estrada do Donato tem 38 quilômetros de extensão e que a exemplo das obras que estão sendo realizadas na Estrada da Figueira, em seus 10 quilômetros de extensão, receberá melhoramentos que compreendem obras de arte (canaletas nas marginais e instalação de manilhas sob a estrada nos pontos de alagamento) para drenagem, que evita erosão do leito da estrada, e ainda aplicação de novas técnicas com utilização de material asfáltico frezado, misturado com o saibro da estrada, triturado por máquinas, misturado com água e compactado e nivelado com rolo compressor.
- Estamos realizando um trabalho inédito nas estradas da região do Imbé, que associa novas técnicas, com apelo ecológico, porque empregamos na base das estradas o asfalto que é removido dos reparos das rodovias, misturado com o material (saibro e arrecifes) do leito das próprias estradas vicinais. Primeiro a máquina patroladora escarifica (escava e tritura) a base de terra da estrada de terra e depois misturamos o asfalto escarificado que é trazido de outras estradas. O trabalho necessita do nivelamento da base, da aplicação da água e compactação com uso de rolo vibrador com pé de carneiro, e na fase final, o uso do rolo nivelador. Com esta nova ténica, as estradas ganham novo aspecto, melhor aderência, que aumenta a segurança nas curvas, redução na trepidação dos veículos e maior durabilidade da base - detalhou o secretário Edilson Peixoto.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles