Notícia no detalhe
Estradas Vicinais são reestruturadas em várias localidades
A prefeitura, além de realizar obras de manutenção das estradas asfaltadas da malha municipal, que faz a ligação dos distritos, realiza também mutirão de obras para reestruturação de estradas vicinais com bases feitas em materiais naturais (recife, saibro e outros), as chamadas estradas de terra. Essas estradas, como a do Mutuquinha, no distrito de Morro do Coco, são importantes porque ligam as áreas de produção agrícola e de pecuária às estradas asfaltadas, por onde se faz o escoamento da produção para o mercado consumidor.
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, explica que o Departamento de Estradas realiza diversas intervenções nas estradas vicinais. Ele acrescenta que em algumas estradas onde durante décadas apenas se fazia a manutenção com a patrolagem (acerto do piso esburacado com a passagem da lâmina da máquina patroladora, agora é acrescentado saibro ou outros materiais, de acordo com a estrutura do solo).
- Na estrada da Mutuquinha, na zona rural do distrito de Morro do Coco, que tem o solo em barro vermelho, estamos reparando o leito da estrada com saibro, a fim de dar melhor estabilidade no leito, importante para os pequenos e médios produtores rurais para o escoamento da produção leiteira e outros produtos de suas propriedades. A melhoria que estamos realizando nestas e outras estradas beneficia também as comunidades rurais, que utilizam essas estradas para o acesso à escola, ao Posto Médico e à sede dos distritos, para fazer compras por exemplo - observa o secretário.
Vantagens para os produtores - O secretário Edilson Peixoto acrescenta que o novo padrão de estradas vicinais agiliza o acesso às áreas de produção e reduz os custos de frete, porque as estradas com melhores condições de tráfego não exigem que os motoristas trafeguem com marcha reduzida, sejam utilitários, carros de passeio ou caminhões que fazem o escoamento da produção.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
- 14/03/2026 09:33:50 Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
- 14/03/2026 09:07:10 Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
1403 09h33Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
1403 09h07Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
1303 18h28Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















