Notícia no detalhe
Contribuintes devem procurar Finanças para regularizar impostos
Estar em dia com as obrigações tributárias é essencial para que os indivíduos não tenham despesas desnecessárias, como multas e juros. O secretário municipal de Finanças, Benilson Paravidino alerta para que os contribuintes, que estão inadimplentes com os impostos municipais, procurem a secretaria municipal de Finanças, a fim de, quitarem suas dívidas. De acordo com ele, cerca de 104 mil e 600 pessoas estão em dívida com o município. Esse número é referente ao primeiro semestre de 2012.
- Essas inadimplências são referentes aos proprietários de imóveis (edificações ou terrenos) com débito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , e também àqueles que estão em dívida com o Imposto Sobre Serviço (ISS). Nesses casos, além das multas e juros, o contribuinte que não pagar suas pendências poderá ser inscrito em dívida ativa e arcar com custas processuais e honorários de advogado – explicou o secretário.
Para colocar sua situação em dia, o contribuinte deve comparecer à sede da secretaria municipal de Finanças, situada à Rua Treze de Maio, número 129, no Centro. No local, ele deverá pedir para fazer a consulta de débito e obter a guia de pagamento. O parcelamento pode ser feito em até 36 vezes.
Nos casos de inadimplência, Benilson alertou que o contribuinte fica impedido de tirar a certidão negativa, documento que afirma se o indivíduo está em dia ou não com os impostos. Nesse caso, se a pessoa estiver com dívida, a certidão fica retida, impedindo a mesma de comprovar a sua regularidade fiscal. No caso das empresas, os inadimplentes ficam impedidos de participarem de licitação e receber empréstimos, por exemplo.
A secretaria municipal de Finanças semanalmente envia cartas de cobrança, além de publicar no Diário Oficial (D.O), a lista das inscrições municipais que possuem débitos junto à Fazenda. No entanto, o secretário afirma que muitas dessas correspondências são devolvidas pelos Correios, e que muitos contribuintes desconhecem as suas dívidas por falta de informação.
- Acontece que em algumas localidades e distritos de Campos, os carteiros não entregam as correspondências em casa. Para isso existe um posto dos Correios onde o morador pode retirar sua carta. Mas, muita gente não sabe que está inadimplente e não vai procurar a correspondência. Daí, as cartas ficam cerca de 20 dias nos Correios, e, passado esse tempo são devolvidas – mencionou Benilson.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















