Notícia no detalhe
Mais uma abordagem a pessoas em situação de rua
A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFAS), através da Casa da Cidadania e Centro Pop, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou uma ação de resgate e cidadania na manhã desta quinta-feira (02), nas ruas da área central de Campos. Na ocasião, várias pessoas que vivem em situação de rua foram abordadas e conscientizadas pelas equipes, que trabalham diariamente em prol desses indivíduos que se encontram fora do convívio social. A secretária Isaura Freire esteve presente durante a mobilização e alertou para a questão da caridade a estas pessoas, fazendo com que, involuntariamente, permaneçam nessa condição de morador em situação de rua. A ação também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo Isaura Freire, a doação fortalece ainda mais a permanência dessas pessoas nas ruas. “Caridade não é cidadania. Isso os indivíduos que vivem em situação de rua irão encontrar no abrigo. No local eles podem estar tirando a segunda via da documentação, eles tem hora para comer, para atividades físicas e lúdicas, capacitações, atendimento médico, entre outros. Nas ruas eles fazem o que querem”, acrescentou Izaura Freire.
A equipe, composta por 15 pessoas, entre assistentes sociais e enfermeiros, se mobilizou para percorrer vários pontos da cidade, entre eles, as proximidades do Jardim São Benedito e Praça do Liceu. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, de janeiro a junho deste ano, cerca de 450 moradores de rua receberam atendimento.
— Fizemos um levantamento e constatamos que, como o número de pessoas que vivem em situação de rua vem crescendo absurdamente no município, a partir da próxima semana iremos intensificar os trabalhos. Nossas equipes irão atuar 24 horas por dia mobilizando e conscientizando essas pessoas — adiantou a secretária de Família e Assistência.
A secretária concluiu dizendo que muitos desses indivíduos são provenientes de outras cidades. “Eles encontram em Campos a chance de retornarem para suas casas e comida e agasalho de graça, doados por entidades filantrópicas e pela população. E isso só aumenta ainda mais o quantitativo de pessoas que vivem em situação de rua”, afirmo.
Trabalho permanente - Na noite desta quarta-feira (1º), os agentes percorreram inúmeros pontos da cidade e conseguiram abordar socialmente 19 moradores de rua. Desse número, seis aceitaram passar a noite na Casa da Cidadania. Segundo Anne Caroline Cardoso, durante o percurso, uma das ações feitas pela equipe é justamente oferecer a esses indivíduos oportunidade de retorno ao convívio da família, pois muitas dessas pessoas são provenientes de outros municípios.
— Passamos a noite tentando oferecer um banho, alimentação e moradia, muitos resistiram, mas felizmente conseguimos levar seis conosco. Das 19 pessoas em situações de rua que foram abordadas, sete são de Campos; duas do Rio de janeiro, sendo que uma conseguimos embarcar no ônibus e mandar de volta para casa; um do município de São João da Barra; um de Macaé e dois da cidade de Vitória (ES). Ainda tiveram seis, que não souberam responder da onde vieram — explicou a diretora.
A Casa da Cidadania abriga cerca de 16 pessoas que viviam em situação de rua. Atualmente o local está passando por melhorias para que no futuro possa atender uma demanda maior e com mais dignidade. Os telefones para contato são: (22) 27334307 – Casa ou (22) 27231099 – SMFAS.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda