Notícia no detalhe
DST/Aids itinerante vai a entidade em Travessão
A equipe do DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, estará na manhã desta quinta-feira (02) na Associação Vida Nova, na Avenida Professora Carmem Carneiro, no Km 10, realizando o teste rápido de diagnóstico (TRD) de dependentes químicos que lá residem. O programa tem como meta ir às localidades de difícil acesso, pois na maioria das vezes essas pessoas não têm como ir até o programa, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro.
A secretaria realiza ação itinerante em diversas localidades, divulgando os serviços do programa que realiza trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento, distribuindo, inclusive os medicamentos. O município oferece inúmeros tipos de exames, como anti HIV, carga viral, CD4 e CD8, além dos exames complementares para possíveis doenças oportunistas, como ressonância e tomografia. O único exame que não é oferecido é genotipagem, no entanto, colhe-se o material biológico e o programa encarrega de levar à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A ação desta quinta-feira (02) inclui a realização do teste rápido de diagnóstico (TRD), que tem como objetivo identificar precocemente o vírus HIV. A medida permite um tratamento mais rápido e eficaz, evitando, com isso, maiores consequências.
O assistente do programa, Leonardo Marques Pessanha, explica como o programa itinerante é feito e ressalta que os moradores das localidades recebem muito bem a ação, pois sabem que é para o benefício próprio. “O programa funciona todas às quintas-feiras. Na primeira semana, vamos à localidade divulgar a ação, levando informativos e preservativos para a população. Voltamos na semana seguinte para fazermos os testes e o resultado é entregue na hora, assim damos todas as orientações para os infectados”, explicou.
A unidade oferece, ainda, atendimento completo de testagem e aconselhamento, com serviço de assistência com especialização ambulatorial feito por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar com infectologista, pediatra, clínico geral, urologista, ginecologista, assistente social, psicólogo e enfermeiro.
Os serviços do CTA, são oferecidos das 6h30 às 22h, de segunda à sexta- feira. O programa já beneficiou a população de diferentes localidades como Marreca, no Presídio Feminino, Fazendinha, Baixa Grande e na Praia do Farol de São Thomé. E na próxima semana estará na localidade de Morro do Coco.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles