Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental retira material poluente de Canal
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) encontrou restos de desmanche de carros no Canal Campos-Macaé, num patrulhamento de rotina, na manhã desta segunda-feira (30). Várias partes de veículos foram encontradas e retiradas do local. De acordo com o comandante do Grupamento, Márcio Barbosa, o trabalho visa evitar a poluição do Canal.
- O trabalho é de fiscalização ambiental. Tentamos detectar poluição hídrica, tiramos foto do local e esta fiscalização está ligada a vários segmentos. Depois da abordagem, retiramos os objetos do local, vamos à Delegacia fazer a denúncia de crime ambiental e depois a Polícia Civil vai averiguar. Temos 28 guardas municipais preparados para qualquer operação – disse o comandante.
Nesta segunda-feira, o patrulhamento contou com quatro profissionais. Além do comandante Márcio Barbosa, o subcomandante Sávio Tatagiba, o patrulheiro Paes Filho e o motorista Marcelo Matos também integraram a ação. O material apreendido foi constatado sem autor.
De acordo com o artigo 54 da Lei 9605/98, causar poluição dessa natureza ou de qualquer outra, resultando em danos à saúde humana ou provocando a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode gerar penalidades como reclusão de um a cinco anos, além multa.
O subcomandante do Grupamento Ambiental, o biólogo Sávio Tatagiba, informou que o patrulhamento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, nas 22 lagoas de Campos. A sede do órgão fica localizada nos fundos do Horto Municipal e o telefone de contato para denúncias é o 153.
Confira aqui outras penalidades
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















